Meteorologia da Cohidro em Lagarto será referência para estudantes de Aracaju?

Estudantes secundaristas de Aracaju foram até o Perímetro Irrigado Piauí, administrado pela Companhia de Desenvolvimento de Recursos Hídricos e Irrigação de Sergipe (Cohidro) no município de Lagarto, para conhecer e recolher informações geradas pela estação de meteorológica do pólo de irrigação. A visita da segunda-feira, 4, foi a primeira dos alunos que vão usar os dados climáticos como a pluviosidade, nível de insolação, direção e velocidade do vento e temperatura, para alimentar um aplicativo (APP) para telefone celular que eles ainda irão criar em sala de aula.

A estação do Perímetro Piauí auxilia os técnicos da Empresa numa melhor orientação aos agricultores, instalados nos lotes atendidos, quando ao uso racional da água de irrigação, a partir das informações coletadas. Para os alunos do 1º e 2º anos do Colégio Coesi, serão dados relevantes ao APP que, em outra etapa, vão ser gerados por uma unidade climatológica construída pelos próprios estudantes, conforme explica a professora da Instituição e coordenadora dos dois projetos Izabella Matos.

“São duas turmas, dois grupos: um ficou responsável pela montagem de uma estação meteorológica em uma área particular cedida ao Colégio, usando a estação do Perímetro Piauí como modelo. Os outros alunos vão usar os dados gerados pela estação para elaborar o aplicativo, primeiro as medições aqui de Lagarto, depois da estação criada por eles mesmos”, considerou Izabella, formada em Matemática e mestranda em Recursos Hídricos, pela Universidade Federal de Sergipe (UFS). Ela coordena o projeto do colégio particular junto do professor Henrique Silva e tem, como colaborador, o Engenheiro Agrícola Ricardo Castillo.

A escolha pela estação meteorológica do Piauí se deve aos resultados mensurados, pelos técnicos da Cohidro, serem os mais precisos no Estado, revelou a professora Izabella Matos. “A intenção do projeto é de utilizar os recursos hídricos de maneira sustentável e descobrimos que o melhor método, para determinar a quantidade de água para irrigar uma cultura, é pela medição da radiação solar. E esta estação é a mais completa quanto a este quesito, é nela que menos ocorrem falhas nesse tipo de leitura, segundo os estudos. Por isso ela vai nos servir de referência, para fornecer dados e para construir a nossa própria estação”, completou.

Hoje responsável pela aferição dos instrumentos da estação meteorológica, o técnico em agropecuária da Cohidro, Willian Domingos Silva, guiou a visita dos estudantes, explicando a finalidade de cada equipamento. “Aqui podemos medir a quantidade de chuva que caiu e determinar quando vai voltar a ser necessário irrigar as lavouras. Medindo a insolação, a radiação solar, podemos determinar a quantidade de água e o tempo em que ela deverá ser irrigada nas plantas. Assim como é medida também a taxa de evaporação, para determinar o quanto que será evaporado dessa água aplicada e vai precisar ser compensada, com mais tempo de irrigação ligada”, detalhou.

O presidente da Cohidro, Mardoqueu Bodano, classificou como benéfica esta utilização, da estrutura dos perímetros irrigados, para auxiliar os estudos acadêmicos. “São os cientistas de amanhã, que vão desenvolver as futuras técnicas aplicáveis ao cultivo da terra. Eles estão partindo do princípio da utilização sustentável da água, ou seja, usa-la para irrigar só o quanto e quando for necessária para a plantação, muito necessário nesses tempos de racionalização no uso. Se eles procuram as nossas unidades para fazer essas pesquisas e propor novos projetos, significa dizer que estamos então indo no caminho certo”, comentou.

Gilvanete Teixeira, gerente do Perímetro Piauí, foi quem recebeu a solicitação do Colégio para a visita. Para ela, está será mais uma das instituições que utilizam o pólo de irrigação para suas atividades. “Universidades, escolas, empresas de pesquisa e planejamento tem no Piauí um campo vasto para sua atuação. Até para imprensa, vira notícia tanto o que os técnicos da Cohidro aplicam de novo, quanto as iniciativas dos produtores”, revelou a diretora que lembra das obras que estão sendo feitas nas estações de bombeamento, por meio do Proinveste que, quando concluídas, vão ampliar a capacidade hídrica da unidade da Empresa em Lagarto.

Grupo do aplicativo
Rodrigo Campos Ferreira e Daniel Mateus Campos, ambos de 16 anos, fazem parte do grupo formado por alunos do 2º ano do Coesi e são eles que, a partir dos dados coletados nas estações meteorológicas, vão criar o AAP. “A gente veio conferir a estação da Cohidro, colhendo informações, tirando fotos, filmando, requisitando os relatórios da Cohidro e vamos aplicar ao aplicativo”, relatou Rodrigo, explicando que sua turma escolheu a tarefa, na área de programação em aplicativos móveis, por ter no grupo o colega Daniel, com conhecimento do assunto.

“Inicialmente, no projeto piloto, as características de cada tipo de cultura serão relacionadas com o atual nível insolação e daí será determinado a quantidade de água necessária para a irrigação de uma determinada área a ser estudada. Geralmente o APP é feito em linguagem Java”, elucidou Daniel Mateus, responsável por auxiliar os colegas menos experientes em programação. Vale ressaltar que o Colégio já tem tradição em participar de competições escolares envolvendo a robótica. Na semana da visita, outros alunos participaram de um campeonato internacional, na África do Sul.

Grupo da estação meteorológica
Com tamanha desenvoltura no campo tecnológico, ninguém duvida que estes alunos consigam montar uma estação meteorológica. Dentre os estudantes do 1º ano, responsáveis por esta missão, está Carol Esposito de Lima, 15. Ela revela que a estrutura será primeiramente instalada no sítio de um professor e com recursos do Colégio. Mas depois o projeto prevê a instalação da unidade em uma comunidade rural. “A intenção é de montar baseado no que a gente está vendo que foi feito aqui e no que a gente já pesquisou. Eu penso que será importante poder oferecer, nas comunidades que precisam, um programa deste tipo funcionando e dando apoio para suas plantações”, revela.

Última atualização: 4 de fevereiro de 2021 09:59.