Governo do Estado inicia manutenção geral das unidades do Programa Água Doce em Sergipe

Programa permite que famílias tenham acesso à água potável
[foto: Fernando Augusto – Ascom/Coderse]

Todas as 29 unidades de produção de água dessalinizada do Programa Água Doce (PAD) em Sergipe vão passar por uma completa manutenção nos equipamentos que tornam a água salobra, bombeada de poços tubulares, em água potável própria para o consumo humano.

Segundo o secretário de estado da Agricultura, Zeca Ramos da Silva, a intenção do Governo do Estado é deixar todos os sistemas de abastecimento em pleno funcionamento, para atender as mais de cinco mil pessoas que dependem desta água para continuar suas vidas em casa e o trabalho no campo. “Estes dessalinizadores são instalados em comunidades distantes das redes de abastecimento convencional. Eles precisam de uma ampla manutenção que agora está sendo feita pela Coderse”, acrescentou o secretário.

A qualidade de vida, fornecendo água limpa e saudável à população rural atendida, é um dos requisitos do PAD. Programa federal mantido pelo Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR) e gerido, em Sergipe, pela Secretaria de Estado da Agricultura, do Desenvolvimento Agrário e da Pesca (Seagri) com auxílio da Companhia de Desenvolvimento Regional de Sergipe (Coderse) e a Empresa de Desenvolvimento Agropecuário (Emdagro).

O presidente da Coderse, Paulo Sobral, explica sobre as etapas da manutenção do funcionamento das unidades. Segundo ele, o trabalho de manutenção está começando por Canindé de São Francisco e Poço Redondo, dois dos municípios mais áridos do Estado.

“Todo equipamento está sendo revisado, desde o poço até o dessalinizador; incluindo os componentes elétricos e bombas que movem a água do poço para reservatórios, filtragem e abastecimento da água potável, para a população. Parte da água salinizada vai para uso da dessedentação animal”, informou.

O assentamento Mandacaru, em Canindé, foi a primeira comunidade atendida pelos técnicos enviados pela Coderse para realizar manutenção geral, que reativou a unidade de dessalinização. Ione França, uma das moradoras do assentamento Mandacaru, falou sobre o impacto do programa. “Com essa manutenção, foi maravilhoso, porque estava fazendo muita falta a água, sabemos que é uma água de boa qualidade então precisava muito disso. A comunidade inteira consome essa água, ao todo são 54 famílias. Usamos para tudo. Pela qualidade da água, que é muito boa, traz saúde para quem consome”, avaliou a trabalhadora autônoma.

Orlando Ferreira é um pequeno pecuarista no assentamento 12 de Março, no município de Canindé, e que atua como operador da unidade do PAD daquela comunidade. Segundo ele, os moradores não têm condições financeiras para cuidar da manutenção do sistema de dessalinização. No povoado, os custos operacionais são pagos por uma contribuição mensal de cada uma das famílias. “Essa água é muito útil para mim e para a população, e o povo se acostumou a beber dessa água. Entra governo, sai governo e tem que ter essa assistência, se não, não tem água doce para beber, aí nós vamos andar para trás, consumir a água que nós consumimos antes. Que chegava através do caminhão pipa”, recordou.

Capacitação, gestão e projetos
O diretor de Infraestrutura e Mecanização Agrícola da Coderse, Ernan Sena, ressalta que a Coderse, em parceria com a Emdagro, está organizando capacitações técnicas para instruir três moradores de cada uma das 29 localidades atendidas. “Estamos preparando os atuais e os operadores de sistema e substitutos. Para que as comunidades não fiquem sem pessoas capacitadas para manter o correto funcionamento do dessalinizador. Paralelo a isso, estamos reforçando o pessoal técnico para a gestão e prestação de contas do PAD; e para elaborar projetos de sustentabilidade ambiental do programa. Em conformidade com as regras do Governo Federal”, destacou.

“Nós temos água boa aqui, que é praticamente uma ‘água mineral’. É para beber, para todos os moradores, mas às vezes tem alguém de fora e que precisa, vem e pega uma água aqui também”, contou José dos Santos, morador do povoado Caiçara, em Canindé. Para ele, é muito importante a manutenção, que recém passou na comunidade, e a abertura de cursos de capacitação para novos operadores. “Isso é muito bom, porque ter água doce dentro de casa para beber, para cozinhar alguma coisa para comer, é bom”, concluiu.

Última atualização: 27 de maio de 2023 16:09.