Filhos de irrigantes pela Cohidro buscam qualificação em Canindé

Evento reuniu gente de todas as idades na Secretaria de Agricultura

Driblando a realidade econômica, que na maioria das vezes faz com que os jovens deixem o campo em busca de melhores oportunidades, a B5-Jovem procura a especialização em novas áreas, a fim de diversificar a produção agrícola de suas famílias. Grupo composto pelos filhos dos agricultores da Associação Sergipana de Orgânicos (Bio5), esta sendo outra entidade assistida pela Companhia de Desenvolvimento de Recursos Hídricos e Irrigação de Sergipe (Cohidro) e formada dentro do Perímetro Irrigado Califórnia, em Canindé de São Francisco. Reunidos na última terça-feira, 7, escolheram as presidentes de ambas organizações.

Com a intenção de ser em breve uma cooperativa, a B5-Jovem foi oficialmente criada no último dia 2, quando recebeu o apoio da Cohidro, Prefeitura e Câmara de Vereadores de Canindé, além do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar-SE). De início, será ministrado um curso de Empreendedorismo Rural oferecido a uma turma de 20 jovens, na intenção de qualificá-los para a tarefa de comercializar a produção orgânica cultivada pelos pais, para daí oferecer alimentos livres de agrotóxicos em feiras livres e agroecológicas. Aprenderão técnicas de venda, conservação, normas de higiene e exposição dos produtos.

Camila Xavier Costa, Engenheira Agrônoma e instrutora do Senar-SE, explica que o curso tem a intenção de levar ideias para implementar o negócio agrícola existente ou para motivar a criação de novos empreendimentos. “O curso é intitulado ‘Empreender no Campo’ e busca capacitar os jovens que estão sem uma atividade. Pudemos observar que lá os lotes são pequenos, não há muito que fazer para os jovens, mas eles podem trabalhar em atividades que agreguem valor à produção, como no beneficiamento e na comercialização destes produtos.”

A Agrônoma informa que houve uma procura grande logo de início, com 52 inscritos, que vão formar duas turmas e ficarão 12 aguardando compor a terceira, também de 20 pessoas. “Queremos iniciar a primeira turma, com os jovens, no início de agosto. O curso é de 40 horas, com periodicidade semanal, e vai durar quatro semanas. Terminada esta, iniciaremos com os pais, os agricultores, mas para eles temos um segundo curso programado: o NCR (Negócio Certo Rural), voltado só para produtores”, relacionou Camila Xavier, explicando que o Senar-SE já estuda como suprir a demanda da B5-Jovem, que solicitou mais capacitações para eles.

Bastante animada, Márcia da Silva Araújo, 23, foi eleita, na terça-feira, a presidente da B5-Jovem. Ela já ajuda na venda dos produtos orgânicos produzidos pelos pais – Quitéria Silva e José Gonçalves – na Feira Livre de Canindé, aos sábados. Ela não vê a hora de começar o Curso, na intenção de se capacitar ao participar do projeto motivado pela Cohidro e promovido pela Senar-SE. Para ela, a iniciativa vem para combater a falta de trabalho para os filhos dos agricultores, que quase sempre tem que deixar a família na zona rural e procurar oportunidades na cidade.

“É muito importante, porque os jovens estão tendo que se deslocar para outros lugares para trabalhar e com esta atividade fica mais fácil, existindo uma oportunidade a mais para nós”, contou Márcia, que além do interesse por se qualificar, se despontou dentre os líderes do grupo de jovens. A presidente da B5-Jovem também anunciou, na terça-feira, que novas reuniões serão feitas na intenção de mobilizar outras iniciativas que beneficiem o grupo, além dos cursos programados.

Para o Gerente do Perímetro Califórnia, Edmilson Cordeiro, a criação da oferta de cursos para os jovens é parte da assistência que a Cohidro disponibiliza a agricultura familiar. “Esses jovens fazem parte do grupo familiar, logo, são o foco de nosso trabalho também. Precisam ser lembrados quando planejamos as ações de levar as políticas públicas do Governo do Estado aos nossos irrigantes. Não queremos que o esforço em produzir alimentos orgânicos, empregado pelos seus pais, deixe de ser herdado por eles no futuro, caso forem embora do campo”.

Mardoqueu Bodano, presidente da Cohidro, lembra que os jovens tem a tendência de serem mais ávidos por novidades que os de mais idade. “Isso casa perfeitamente com o que se está oferecendo a eles. Se o cultivo da terra, agora, não os apetece com o mesmo entusiasmo que o de seus pais, aproveitemos mais deste dinamismo, desta inquietação para atividades extras, que são tanto quanto necessárias para o bom rendimento da plantação, como é o caso de comercializar nas feiras. Levar o produto agrícola direto ao cliente renderá mais do que vender ao atravessador. Minhas congratulações aos técnicos e diretores da Empresa, envolvidos nesse processo”.

Bio5

Técnico agrícola da Cohidro, Tito Reis apoiou a criação da Bio5 e agora ajuda a B5-Jovem a se constituir. Para ele, esses jovens precisam apenas de incentivos para progredir. “Incentivei a Márcia para ajudar a mãe na feira, onde existe um espaço para a produção orgânica, outra conquista nossa. Seus pais já fazem parte da OCS (Organização de Controle Social), com autorização do Ministério da Agricultura para fazer a venda direta desses alimentos. Mas a agroecologia toma muito tempo, é dedicação exclusiva para quem cuida da plantação. Então, quaisquer das etapas que vêm depois da colheita, podem ser assumidas por estes jovens”, concluiu ele, que além de buscar melhorias para os agricultores, está conquistando espaço também para os mais novos.

A nova presidente da Associação de Orgânicos, Rosângela Oliveira Andrade, está considerando muito positiva a iniciativa dos técnicos da Cohidro e Senar-SE, comentando que o encontro do dia 2 também serviu para que a prefeitura entregasse, à Entidade, uma área anexa ao antigo Centro de Desenvolvimento Tecnológico (CDT). “A área tem 22 mil metros quadrados e lá, Bio5 e B5-Jovem, vão fazer o plantio de leguminosas para a adubação orgânica e recuperação de solos degradados. Também queremos nesta área plantar mamona para preparar a torta, sem precisar mais comprar este produto muito usado na preparação de mudas de hortaliças”.

Inspeção Municipal

No evento do dia 2 também participou, representando o prefeito Heleno Silva, o Secretário Municipal de Gestão Governamental, Heráclito Oliveira Azevedo e representando a Câmara de Vereadores, o vereador Rildo Joaquim Carvalho da Silva. Recentemente as duas casas municipais promulgaram lei reconhecendo a Bio5 como de Utilidade Pública Municipal, o que vai facilitar a obtenção do Serviço de Inspeção Municipal (SIM) por parte da Associação, permitindo que os agricultores orgânicos possam beneficiar produtos alimentícios de origem vegetal e animal.

Com seus 29 anos, Rosângela Oliveira também faz parte do grupo que originou a B5-Jovem. Ela pretende atuar nesse beneficiamento dos alimentos orgânicos, a partir da produção de frangos caipiras do pai, Gercino Teles de Andrade, e pretende também processar as frutas que produzem no lote, em forma de polpas. “Já temos a matéria prima, queremos nos organizar para termos mais qualidade e, obviamente, visando ter mais lucro. Esse curso que vamos receber é excelente para abrir a nossa visão de trabalho, que quando é feito de forma organizada, elimina os erros, o que vai ser melhor para todos”, finalizou.

Última atualização: 24 de outubro de 2017 11:36.