‘Sergipe é aqui’ leva serviços da agricultura para a população de Nossa Senhora da Glória

Um dos serviços mais importantes foi o atendimento aos criadores de gado que foram buscar o comprovante de vacinação contra a Brucelose; em Glória, cerca de 90% do gado é leiteiro
Estande da Secretaria da Agricultura integra empresas vinculadas: Emdagro, Coderse, Pronese

A população de Nossa Senhora da Glória, no alto sertão sergipano, recebeu nesta terça-feira, 5, a 17ª edição do ‘Sergipe é aqui’. Assim como nas demais edições do programa itinerante do Governo do Estado, a Secretaria da Agricultura, Desenvolvimento Agrário e da Pesca (Seagri) esteve presente juntamente com suas vinculadas – Empresa de Desenvolvimento Agropecuário de Sergipe (Emdagro), Companhia de Desenvolvimento Regional de Sergipe (Coderse) e Empresa de Desenvolvimento Sustentável do Estado de Sergipe (Pronese).

Na ocasião, além de prestar esclarecimentos e tirar dúvidas dos agricultores, a secretaria de Agricultura distribuiu mudas de árvores frutíferas e fez a entrega de documentos do Cadastro da Agricultura Familiar (CAF), de certificados de vacinação contra a brucelose, de amostras de solo para análise, além de realizar a demonstração do projeto dessalinização de água ‘Água Doce’.

“Hoje estivemos em Glória, trazendo ações que fortalecem a agricultura familiar do nosso estado. Nesta edição, distribuímos 50 mudas de árvores frutíferas, entregamos 25 CAFs para impulsionar nossos agricultores, e ao Instituto Tecnológico e de Pesquisas do Estado de Sergipe (ITPS) foram destinadas 30 amostras de solo, coletadas diretamente de propriedades rurais do município”, observou o secretário de Estado da Agricultura, Zeca da Silva, que também destacou a entrega de 15 atestados de vacinação contra a Brucelose. “Foram 15 criadores comprometidos, que juntos imunizaram 120 vacas”, comemorou.

O ‘Sergipe é aqui’ em Nossa Senhora da Glória também contou com a presença da Coderse, que atuou na recuperação de 75 pequenas barragens e outras três de médio porte. São quase 20 poços perfurados pela empresa, que também trabalha intensivamente nos poços que abastecem as duas unidades de dessalinização do Programa Água Doce (PAD) no município. No dia anterior à 17ª edição do governo itinerante, o governador Fábio Mitidieri assinou, em Porto da Folha, a ordem de serviço para a construção da 30ª unidade do PAD.

Fotos: Fernando Augusto/ Ascom

Última atualização: 12 de dezembro de 2023 12:01.