Seagri e vinculadas levam serviços para o ‘Sergipe é aqui’ em Itabaianinha

Coderse expõe no Governo Itinerante o trabalho realizado em 29 comunidades atendidas pelo Programa Água Doce
Seagri e vinculadas levam serviços para o Sergipe é aqui em Itabaianinha – Foto: Ascom/Seagri

Secretários da Agricultura dos municípios de Tomar do Geru, Umbaúba, Itabaianinha e Tobias Barreto estiveram reunidos com o secretário de Estado da Agricultura, Desenvolvimento Agrário e da Pesca, Zeca da Silva, durante a 8ª edição do programa ‘Sergipe é aqui’, realizado pelo Governo do Estado, nesta sexta-feira, 28, no município de Itabaianinha, região sul de Sergipe.

A convite do secretário Zeca, os demais secretários municipais foram discutir sobre o Programa Garantia-Safra, com o objetivo de possibilitar a adesão ou atualização do município na ação. Também durante o evento, técnicos e dirigentes das empresas vinculadas à Seagri – Emdagro e Coderse – estiveram realizando atendimento aos agricultores da região, fazendo entrega do Cadastro de Agricultura Familiar (CAFs), distribuição de mudas de árvores frutíferas, hortaliças e amostras de semente, além de prestar informações sobre os serviços oferecidos aos pequenos produtores.

O Programa Garantia Safra é um tipo de seguro de renda mínima, com recursos advindos das contribuições de agricultores, prefeituras municipais, governos estaduais e governo federal, que são depositados em um fundo financeiro solidário. Podem participar do programa agricultores que plantam entre 0,6 a cinco hectares de arroz, feijão, milho, algodão e mandioca, em área não irrigada, e que tenham renda familiar mensal de até um salário mínimo.

“É importante que os municípios façam adesão ao Garantia Safra, para que os produtores rurais possam ser beneficiados quando não tiverem uma colheita boa ou na perda de sua safra. É um direito conquistado e adquirido e precisamos trabalhar juntos pra fazer valer”, disse o secretário Zeca, ao observar que o benefício que antes era de R$ 800 atualmente passou a ser de R$ 1.200 por safra.

Durante a reunião, ele destacou que de agora em diante vai promover esses encontros com os secretários da Agricultura, em cada localidade onde for realizada uma edição do Governo Itinerante. “Queremos ouvir vocês e saber das necessidades dos municípios, conhecer as demandas do homem do campo em cada região. Temos um governador jovem, dinâmico, que quer as coisas para ontem e precisamos acompanhar o ritmo dele. Estamos construindo um projeto muito bom para 2024, já com recursos assegurados. Vem muita coisa boa por aí”, garantiu o secretário Zeca.

O secretário da Agricultura de Tobias Barreto, Elenaldo Alves de Meneses, destacou a importância do município ter aderido ao Garantia Safra e de como o programa ajuda ao homem do campo. “Quando assumi a pasta, em 2021, tínhamos pouco mais de 400 inscritos no programa. Hoje já são quase mil agricultores que vêem nessa ação um benefício muito bom e que chega na hora certa. O programa vem fluindo muito bem em nossa região”, afirmou Elenaldo, conhecido popularmente na região como ‘Hominho’.

Adilson Santana, que participou da reunião representando o titular da pasta em Umbaúba, Edgar Cerqueira, ficou entusiasmado em conhecer o programa. “Muito importante e oportuno por ajudar os pequenos produtores rurais em um momento de grande necessidade. Já tinha ouvido falar, mas não tinha informações mais precisas, inclusive não imaginava que a cultura da mandioca também se encaixava nessa ação. Vou levar todas as informações que o secretário nos passou, para discutirmos a possibilidade de Umbaúba também fazer parte do Garantia Safra”, destacou.

Coderse presente

Na participação da Companhia de Desenvolvimento Regional de Sergipe (Coderse) no ‘Sergipe é aqui’, em Itabaianinha, a empresa recebeu demandas de perfuração de poços na zona rural e apresentou, em uma maquete detalhada, o Programa Água Doce. Na mesma semana do Governo Itinerante, a Seagri e suas vinculadas realizaram oficinas de sustentabilidade ambiental para dez comunidades assistidas com sistemas de abastecimento com dessalinizador.

“Sergipe é um estado que na gestão do Água Doce tem o diferencial de oferecer a manutenção ou recuperação das unidades de dessalinização, com equipes da Coderse; e a capacitação contínua dos operadores. Para que eles façam, de imediato, pequenos reparos para retornar o abastecimento de água. Tudo isso graças ao investimento do Governo de Sergipe e a expertise de 40 anos que a companhia possui na área de poços e sistemas de abastecimento de água”, pontuou o presidente da Coderse, Paulo Sobral.

Fonte: Notícias do Governo

Última atualização: 31 de agosto de 2023 09:55.