Palestra sobre Violência Doméstica contra a Mulher marcou Dia da Mulher na Coderse

Governo de Sergipe utilizou o tema: ‘Sergipana: força que inspira’, para celebrar e conscientizar sobre os direitos e atenção à mulher.

O ponto alto da celebração ao Dia Internacional da Mulher, na Companhia de Desenvolvimento Regional de Sergipe (Coderse), ocorreu na quarta-feira (13). Funcionárias, funcionários e a Diretoria Executiva, participaram de Palestra sobre Violência Doméstica contra a Mulher, no auditório da sede da companhia em Aracaju. Ação organizada pela Diretoria Administrativa e Financeira (Diraf), através da Divisão de Bem-Estar Social (Dibem).

Para a diretora Administrativa e Financeira da Coderse, Patrícia Moura, a prevenção da violência contra a mulher vem desde a criação, passando para a fase adulta, com atividades como a realizada na empresa. “Essa conscientização, sobre esse tema que abordado hoje, começa dentro de casa. Nós, que somos mães, educando nossos filhos e vocês, que são pais, também, dando o exemplo de como é que a mulher deve ser tratada, de como o próximo deve ser tratado. Independente de gênero. Parabéns, um feliz Dia das Mulheres”.

Paulo Sobral, diretor-presidente da Coderse, agradeceu às palestrantes e considerou importante a celebração do Dia Internacional da Mulher. Neste ano, o tema utilizado em todos os órgãos e instituições do Governo do Estado, para celebração e conscientização aos direitos e atenção à mulher, foi ‘Sergipana: força que inspira’. “São interessantes as conquistas. É importante perceber as mudanças que aconteceram. Tudo aquilo que vocês, mulheres e nós, seres humanos, conquistamos no decorrer da história. Parabéns a todas as mulheres. Obrigado, Edna e Sheila, por estarem aqui hoje, dispondo do seu tempo para nos mostrar situações que de fato acontecem e de que forma se deve lidar com elas”.

A Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP) gentilmente cedeu, para profissional facilitadora da palestra, a policial civil e assistente social do Departamento de Atendimento aos Grupos Vulneráveis (DAGV), Edna Lima Cavalcante de Souza. Primeiro a gente fala um pouquinho sobre o DEAGV. Como se dão os atendimentos, como se dá o procedimento que acontece lá. Além da gente trazer algumas informações sobre a tipificação de violência, como ocorre, quais são as estatísticas sobre o ciclo de violência. Mas principalmente a gente vai uvir aqui algumas demandas. É um assunto bastante delicado. É um assunto que todo mundo se depara e muitas vezes se identificam”, pontuou a palestrante.

Na sequência, a master coach, psicóloga, pastora e empresária, Sheila Zoe, realizou uma Dinâmica de Grupo com todos os presentes. “A intenção é fazer com que as mulheres possam curar as suas emoções, para que elas possam se posicionar, de uma maneira assertiva, que elas possam, assim, ter grandes resultados de todas as áreas da sua vida. No momento que elas olham para si e ela decide se perdoar, trabalhando essas emoções daí, buscando as emoções inteligentes elas começam a ter um posicionamento de vida, de amor, de paz, de alegria e essa é a intenção da dinâmica”, concluiu a especialista.

Dia da Mulher
Na sexta-feira (8), o servidor da divisão de compras, Clovis (O Sonhador) Aragão, com a ajuda e colaboração de colegas da empresa, fez a distribuição de brindes e bilhetes numerados de sala em sala. Ao final, sorteou presentes às colegas de empresa no Dia Internacional da Mulher.

Fotos: Mirely Rodrigues e Fernando Augusto

Última atualização: 5 de abril de 2024 12:10.