Kits de primeiros socorros são entregues em perímetros irrigados

Em Lagarto são 22 servidores, dentre operadores de bomba, técnicos agrícolas e auxiliares de serviços gerais – Foto Michaelle Santiago (Ascom-Cohidro)

Com o objetivo de zelar pela saúde dos funcionários durante o exercício de suas funções, a Companhia de Desenvolvimento de Recursos Hídricos e Irrigação de Sergipe (Cohidro), por meio das suas divisões de Saúde e Segurança do Trabalho (Dissa) e de Bem-estar Social (Dibem), nesta terça-feira, 3, realizou a entrega da terceira maleta de primeiros socorros, destinadas às equipes de servidores alocadas nas unidades do interior do Estado. Desta vez foi no Perímetro Irrigado Piauí, em Lagarto. O objetivo é prevenir o agravamento do estado de saúde em casos de acidentes, fazendo com que os cuidados sejam tomados inicialmente dentro da empresa.

Participaram da ação em Lagarto, 69km de Aracaju, a enfermeira do trabalho Catharina Correia Costa, e as assistentes sociais Jainne Oliveira e Daniele Lino. Além da entrega, as profissionais de saúde ministraram um minicurso de primeiros socorros, que contou com a presença de 22 funcionários. No dia 26 de setembro tal atividade já tinha ocorrido em Itabaiana, 54km da capital, atendendo aos servidores alocados nos perímetros irrigado da Ribeira e Jacarecica I, onde também estiveram, abrindo os trabalhos, o chefe e a assistente da Dissa, o engenheiro de segurança do trabalho Roberto Barros, a técnica de saúde do trabalho Jéssica Oliveira. Participou ainda o presidente da Associação dos Servidores da Cohidro, Alberto Santos Melo o diretor Administrativo e Financeiro da Cohidro, Jorge Kleber Soares Lima.

“Até o fim do mês de outubro, todos os nossos seis perímetros irrigados vão receber suas respectivas maletas com itens necessários para um primeiro atendimento, como por exemplo, esparadrapo, curativo, gaze, tesoura, luva, máscara, entre outros. Quando forem utilizados, que Deus os livre aconteça, os itens serão abastecidos pela equipe da Dissa. Uma iniciativa das duas divisões de saúde da Empresa, que nós, da diretoria executiva, dêmos o aval administrativo e apoiamos”, revelou Jorge Kleber.

Presidente da Cohidro, José Carlos Felizola considera essencial a ação das divisões de saúde, que já não acontecia há alguns anos. “Está de parabéns a equipe da Dissa e da Dibem. Identificaram esta deficiência nos nossos perímetros irrigados e arregaçaram as mangas para suprir. Esse é um material importante, que tem que estar sempre sendo reposto, quando é usado ou quando perde a validade dos produtos. Vamos dar total apoio para que isso tenha continuidade. Cabe agora também aos gerentes ficarem de olho na atualização desse ‘kit’ de primeiros socorros, para que nunca falte nada aos nossos valorosos colaboradores”, alertou.

Para o gerente do perímetro Piauí, Gildo Almeida Lima, a atividade foi esclarecedora e vai evitar a agravamento dos casos. “Foi bom porque ficou claro pra todo mundo, para evitar o risco com acidentes e assim, reuniu todos os funcionários e ficou tudo esclarecido, da melhor maneira possível. São 22 funcionários. Sim, acidentes acontecem, ás vezes, uma besteira, acha que não é nada, não cuida e com a maleta, a gente já vai agir e vai evitar outros danos”, afirmou.

A Dissa cuida das adaptações do ambiente de trabalho para inibir os riscos à integridade física do funcionário, assim como cobra destes o uso dos EPIs (equipamentos de proteção individual). Já a Dibem é responsável pelo orientação motivacional, acolhimento e conscientização quanto à saúde física e mental do trabalhador dentro e fora da empresa.

Paralelo a este trabalho de atenção aos trabalhadores do interior, a enfermeira Catharina e a Dibem, vêm aplicando, a nível de empresa, as campanhas preventivas do ‘Setembro Amarelo’, neste mês o ‘Outubro Rosa’ e já estão se programando para o ‘Novembro Azul’ e o ‘Dezembro Vermelho’. “Pensando na saúde e segurança dos colaboradores, nós da Dissa e os diretores da Cohidro, estamos planejando diversas ações para a sede em Aracaju e perímetros. Uma dessas ações está sendo a entrega das maletas com manual de instrução e breve curso de como utilizar, da melhor forma, os itens de primeiros socorros. É importante salientar que as ações corretas nos primeiros momentos logo após um acidente podem ser determinantes para uma recuperação satisfatória do acidentado ou mesmo para o salvamento de uma vida”.

 

Última atualização: 16 de outubro de 2017 08:38.