Por intermédio da gerência do Perímetro Irrigado Califórnia, 80 agricultores irrigantes, servidores da Companhia de Desenvolvimento de Recursos Hídricos e Irrigação de Sergipe (Cohidro) e Prefeitura Municipal de Canindé de São Francisco, se reuniram em mutirão para limpeza da barragem anexo à Estação de Bombeamento EB-02, no último dia 6. Foram retiradas oito caçambas de algas, lama e detritos que prejudicavam o funcionamento das bombas e a qualidade da água.
A barragem recebe a água captada no Rio São Francisco, na represa da Hidroelétrica de Xingo, que passou pela EB-100 e então percorreu um canal de 1,8 quilômetros, o CT-01, até chegar neste reservatório. Já a EB-02 tem o papel de mandar a água para as outras cinco estações de bombeamento do Perímetro Califórnia, sendo estas responsáveis por irrigar as tubulações que vão até os lotes dos agricultores.
O mutirão
O gerente do Califórnia, Edmilson Cordeiro, solicitou à Câmara de Vereadores e a Prefeitura Municipal de Canindé a cooperação no fornecimento de máquinas para auxiliar no mutirão da EB-02 e foi até as estações de rádio locais fazer o chamamento dos irrigantes. “Fizemos um planejamento envolvendo os técnicos agrícolas e alguns servidores da Cohidro e contamos com colaboração de 80 agricultores do Perímetro. Em parceria, a Prefeitura nos forneceu uma retroescavadeira, a enchedeira e um caminhão”, relatou.
Edmilson conta que ele e os voluntários tiveram muito trabalho para tirar a quantidade excessiva de entulho da barragem. “Retiramos oito caçambas de algas e dejetos vindo do canal que passa na área urbana, limpeza essa que foi a melhor de todas as que já foram realizadas. Iniciou as 7h e terminamos às 14”, completou o Gerente, informando que todos envolvidos tinham muita pressa para acabar o serviço, pois o processo interrompeu toda rede de irrigação, que obrigatoriamente passa pela EB-02 e precisava logo ser religado.
Mardoqueu Bodano, presidente da Cohidro, agradeceu o empenho dos servidores, agricultores irrigantes e poder público municipal, que atuaram no mutirão. “Essa quantidade de voluntários na limpeza da EB-02 mostra o senso de responsabilidade que os beneficiários do Perímetro têm com o patrimônio que é público e lhes faz muita falta quando não está funcionando bem. O envolvimento da Prefeitura, por outro lado, nos dá a nítida impressão do quanto o Califórnia é importante para o desenvolvimento econômico e social de Canindé, contribuindo com renda e alimentando a população”, concluiu.
A opinião do agricultor José Osenilson dos Santos, que atuou no mutirão de limpeza da EB-02, é um exemplo que ilustra bem a responsabilidade que tem o irrigante para com o Perímetro, que provêm água para suas plantações. “Primeiramente, a gente não tá pagando pela água. Então a gente tem que contribuir dessa forma, com a participação da gente, com nosso trabalho. Cada um contribui fazendo sua parte”, relatou o produtor que planta goiaba, quiabo, milho e macaxeira em seu lote de 4,30 hectares.