Governo do Estado perfura poço autorizado no ‘Sergipe é aqui’ e aumenta oferta de água na zona rural de Itaporanga

A ordem de serviço é executada pela Coderse e conta com três etapas: perfuração, bombeamento com teste de vazão e a instalação
Poço perfurado no povoado Tapera de Cima vai dar complemento ao fornecimento de água feito à população pela Prefeitura Municipal – Foto: Fernando Augusto – Ascom-Coderse

Com ordem de serviço autorizada na 9ª edição do programa de Governo Itinerante ‘Sergipe é aqui’, o poço do povoado Tapera, em Itaporanga D’Ajuda, na grande Aracaju, teve sua etapa de perfuração concluída nessa quinta-feira, 21, pelo Governo do Estado. A partir de agora, entram em ação as equipes de bombeamento e teste de vazão. Constatado apto para complementar o abastecimento das cerca de 500 famílias da localidade, o poço será instalado e ligado à rede de distribuição de água.

A ordem de serviço é executada pela Companhia de Desenvolvimento Regional de Sergipe (Coderse), vinculada à Secretaria de Estado da Agricultura, Desenvolvimento Agrário e da Pesca (Seagri), e conta com três etapas: perfuração, bombeamento com teste de vazão e a instalação. O diretor de Infraestrutura Hídrica da Companhia, Ernan Sena, explica que há cooperação da Prefeitura Municipal nas obras em Itaporanga, parceria que deve continuar para a execução de mais poços em outras comunidades.

“O povoado Tapera tem uma rede de abastecimento que é suprida por alguns poços, mas com o desenvolvimento da comunidade, essa rede não suportou mais a demanda. Principalmente a parte da Tapera de Cima, onde o poço foi perfurado e há cerca de cem casas. Neste trabalho, o apoio essencial da prefeitura fornece logística, hospedagem e alimentação aos nossos funcionários, além da água necessária para o processo de perfuração”, listou Ernan Sena.

A dona de casa Juliana Fontes mora no Tapera de Cima há nove meses, com o esposo e o filho.  Ela conta que a dificuldade maior é no verão, quando há diminuição do nível da água do único poço que atende aquela parcela da localidade, o que torna o abastecimento irregular. O novo poço perfurado pela Coderse irá complementar o fornecimento de água que a rede de usuários necessita. “Graças a Deus, vai melhorar para a nossa comunidade. Que melhore e que chegue mais água”, disse a dona de casa.

Geóloga na Gerência de Perfuração da Coderse, Karen Santos acompanhou toda a etapa de finalização do poço do Tapera de Cima. “Este é um poço misto que está sendo perfurado, estamos na fase de finalização. O poço tem 46 metros, alcançando a rocha. A equipe agora está realizando a descida do revestimento. Logo após, a equipe de vazão vai realizar o processo de limpeza do poço e o seu desenvolvimento. Se passar do teste de vazão, o poço pode ser concluído e instalado”, informou.

O aposentado Pedro Meneses, morador do povoado Tapera, agradeceu pela iniciativa. “Nós agradecemos por esse poço. Com esse poço, vai melhorar a qualidade da água para a comunidade. Vai chegar com mais oferta, como o povo gosta”, comemorou.

Antônio Carlos dos Santos, também morador do Tapera de Cima, torce para que o novo poço restabeleça o abastecimento e aumente a oferta de água no povoado. “A tendência é de melhoria, e tomara que isso aconteça. Com mais água, muda tudo”, considerou.

Última atualização: 19 de outubro de 2023 14:44.