Câncer de Mama foi tema de mais uma palestra na Cohidro

O ciclo de palestras voltadas à saúde teve continuidade na última segunda-feira, 24, na Companhia de Desenvolvimento de Recursos Hídricos e Irrigação de Sergipe (Cohidro). Desta vez o tema discutido se engajou na campanha de prevenção ao Câncer de Mama, o chamado ‘Outubro Rosa’. Além disso, aplicações de vacina contra Hepatite B, Tétano e Gripe (Influenza), foram oferecidas aos servidores que não receberam a vacina no encontro do mês anterior, quando os temas tratados foram a Hipertensão e a Alimentação Saudável.

Na terceira edição do encontro mensal, a enfermeira da Secretaria Municipal da Saúde de Aracaju (SMS), Marília Uchôa, ministrou uma palestra dirigida tanto às mulheres como também homens, já que a maioria possuem esposas e filhas. Ela falou um pouco mais sobre a iniciativa do ‘Outubro Rosa’. “O outubro rosa é um movimento que foi criado na década de 80 nos Estados Unidos, onde algumas mulheres com câncer de mama resolveram fazer uma corrida e chamar a sociedade para conhecer esse problema que acomete muitas mulheres. O movimento foi crescendo, e hoje graças a Deus, faz parte do calendário da saúde”, explicou.

Com o foco principal de conscientizar as mulheres na prevenção desta doença, a enfermeira ensinou o método para o autoexame na mama e explicou que é necessário faze-lo uma vez ao mês, de cinco a dez dias após a menstruação. Para as mulheres que não menstruam mais, fazer uma vez ao mês, em uma data fixa. “Ao notar qualquer coisa diferente, seja um nódulo na mama ou axila, irritação na pele ou com outra textura, dor na mama, inchaço, ou alguma secreção, procurem o posto médico. O passo seguinte será fazer uma ultrassonografia e para as mulheres acima dos 40 anos, uma mamografia. O profissional vai examinar para saber qual a necessidade de cada uma”.

A assistente social da Cohidro, Jaínne Oliveira, fala da importância do tema abordado neste mês, alertando os servidores. “A palestra é voltada as mulheres, mas é de grande importância para os homens que estão presentes aqui, porque eles podem repassar para suas esposas, filhas, companheiras e familiares também”. Ela acredita que a campanha adotada na Empresa, faz com que os servidores tenham consciência, adquirindo conhecimento sobre cada tema e assim trabalhando com a prevenção.

Diretor Administrativo e Financeiro da Cohidro, Jorge Kleber Soares Lima acredita que é função também da Empresa a preocupação com a saúde do servidor. “Além do que é de praxe, que é o que consta na CLT (Consolidação das Leis Trabalhistas), sobre a prevenção de acidentes e doenças do trabalho, a atenção com a saúde geral da trabalhadora e do trabalhador, tem que ser uma constante. Até por que a instituição investe em seleção, em capacitação, em treinamento do funcionário e se ele adoece, ele se afasta, fazendo com que o órgão empregador arque com o desfalque de um posto de trabalho a menos e, nas pior das hipóteses, terá que substituí-lo por definitivo”, lamenta.

Glícia Maria dos Santos, assessora jurídica da Cohidro, assistiu à palestra e diz estar gostando da campanha, com o ciclo de palestras focado na conscientização da prevenção, com vários temas abordados mensalmente. “Achei a palestra muito boa, a palestrante é muito didática, informativa e esclarecedora. Foi excelente. Essas palestras são muito importante para esclarecer, as pessoas ainda têm um certo receio em fazer alguns exames”, considera.

José Carlos Felizola Filho, diretor-presidente da Cohidro, parabeniza os funcionários à frente do ciclo de palestras. “Elas e eles estão dando um show, a estagiária Simone Melo e a assistente social Jaínne Oliveira, do nosso Posto Médico; Genivalda Silveira da Didhu (Divisão de Desenvolvimento Humano), o Roberto Barros e a Jéssica Oliveira da Dissa (Divisão de Saúde Segurança no Trabalho) e a estagiária Bianca Vieira da Ascom (Assessoria de Comunicação). Fico honrado em perceber este desprendimento deles com a saúde dos colegas, que faz com que a Empresa dedique atenção ao trabalhador, além de suas obrigações”, avaliou.

Na oportunidade, Marília Uchôa faz um alerta também a outro tipo câncer que vitima somente as mulheres. “O Câncer de Mama e o Câncer do Colo do Útero, infelizmente ainda são duas doenças muito frequentes aqui no estado de Sergipe, mas são doenças que a gente pode prevenir. Então, nosso principal objetivo é esse: alertar sobre a importância da prevenção para essas duas doenças e comemorar o ‘Outubro Rosa’”, afirma a enfermeira, que fala ainda que além de se prevenir a partir da periodicidade nos exames, existe a prevenção com a alimentação saudável e a prática de exercícios físicos.

Outros dois encontros ocorrerão até o fim do ano. No próximo mês, o tema do calendário da saúde é o ‘Novembro Azul’, quando a atenção então é voltada à saúde do homem, focando na prevenção do Câncer de Próstata e da mesma forma irá ocorrer na Cohidro, com palestras abordando e conscientizando o público masculino sobre o problema.

Última atualização: 11 de agosto de 2019 06:45.

Pular para o conteúdo