[galeria de fotos] Coderse divulga campanha do Maio Amarelo em parceria com o SESI

 O Maio Amarelo terminou com a chegada do mês de junho, mas isso não quer dizer que a atenção e o cuidado com o trânsito possa diminuir. Muito pelo contrário, a campanha surgiu pela necessidade de diminuir o número de mortos e feridos, que surgem diariamente por acidentes rodoviários, em todo mundo e a mensagem tem que permanecer viva na cabeça de cada um: ‘respeitar as leis de trânsito também é respeitar a vida’.

Assim diz o panfleto que a Coderse distribuiu aos seus funcionários e também simboliza o broche do laço amarelo, entregue aos motoristas da frota da empresa. Materiais que foram gentilmente cedidos pelo Serviço Social da Indústria (SESI) de Sergipe. O impresso traz informações úteis sobre a importância, por exemplo, à proibição do uso do celular enquanto dirige; o respeito à velocidade máxima das vias, ao pedestre, ciclistas e às vagas especiais; sem deixar de alertar para o perigo de misturar direção com a ingestão de bebidas alcoólicas.

Fotos: Paulo Ricardo

Governo de Sergipe capacita operadores do Programa Água Doce de nove municípios

O intuito é promover o correto uso dos dessalinizadores em benefício da população assistida, dando maior longevidade aos equipamentos. Paralelo ao curso, Coderse executa operação de manutenção geral nos 29 sistemas do PAD em Sergipe
Entrega de Certificados em Carira [Foto: Arquivo pessoal]

Foram concluídas nesta sexta-feira, 26, as capacitações para operadores das 29 unidades de produção de água dessalinizada do Programa Água Doce (PAD) do estado. Ministrado em cinco cidades polos, o curso preparou os novos operadores e fez a reciclagem de conhecimentos dos atuais responsáveis pela operação dos sistemas. Os operadores são moradores de comunidades atendidas pelo programa federal, que é coordenado em Sergipe pela Secretaria de Estado da Agricultura, Desenvolvimento Agrário e da Pesca (Seagri).

Com aulas teóricas pela manhã e práticas (em uma unidade do PAD próxima) pela tarde, os participantes foram preparados e certificados para cuidar do funcionamento e manutenção preventiva do dessalinizador e sistema de abastecimento em 29 comunidades de nove municípios: Canindé de São Francisco, Carira, Monte Alegre de Sergipe, Nossa Senhora da Glória, Poço Redondo, Poço Verde, Porto da Folha, Simão Dias e Tobias Barreto.

Quem executa as ações do programa são as empresas vinculadas da Seagri, Companhia de Desenvolvimento Regional de Sergipe (Coderse) e a Empresa de Desenvolvimento Agropecuário de Sergipe (Emdagro). O diretor de Infraestrutura Hídrica da Coderse, Ernan Sena, destaca que o objetivo maior das capacitações é a conservação dos equipamentos das unidades de dessalinização, o que é essencial para manter a qualidade de vida oferecida por essa política pública nas comunidades atendidas.

“A gente está capacitando quem ainda não tem o curso e dando a reciclagem para que esses operadores possam disponibilizar, para as suas comunidades, uma água de melhor qualidade. Isso para fazer com que o funcionamento dos dessalinizadores seja o mais correto possível, dando uma maior longevidade para esse equipamento”, orientou Ernan Sena. Ele ainda informa que a Coderse está percorrendo todas as 29 unidades de dessalinização no estado, fazendo a manutenção preventiva e corretiva dos equipamentos.

José Correia é do povoado Recanto, em Poço Verde, e participou da capacitação.  Para ele, o dessalinizador trouxe muitos benefícios para a sua comunidade. “Evita muitas doenças que na região da gente acontece muito. Foi uma benção de Deus para nós, ver essa água doce, que a gente bebe, saudável. Diferente de quando a gente bebia água do tanque”, considerou. Além de Poço Verde, as capacitações foram realizadas em Canindé, Porto da Folha, Carira e Tobias Barreto.

O coordenador estadual do PAD em Sergipe, Vandesson Carvalho, informa que os usuários dos sistemas de dessalinização que participaram da capacitação, têm todo o preparo para cuidar das unidades do programa em suas comunidades. “Aqui eles sairão certificados e aqueles que fizeram a reciclagem, tiveram algumas atualizações, isso porque sabemos que a questão da ‘osmose reversa’ é uma tecnologia que sempre vai se renovando”, explica o coordenador. Ele ainda frisou como ponto positivo a assiduidade das mulheres ao curso, ocupando cerca de 40% das vagas.

Do povoado Cova da Índia, também em Poço Verde, Dona Maria Terezinha sabe da necessidade do bom zelo com o equipamento de dessalinização. Ela aprendeu todas as etapas do processo de funcionamento, conservação e está apta para atuar como operadora.  “Vim fazer o curso de operadora para cuidar da água e ter água saudável para oferecer para a comunidade. Limpar as caixas, deixar tudo em ordem, o poço e o sistema também”, ressaltou.

‘Sergipe é aqui’ recebe demandas para poços e barragens por meio da Coderse

Em uma das demandas, a empresa atendeu o assentamento de Pirambu em relação a recuperação de tanques de piscicultura e a instalação de sistema de abastecimento já perfurado pela própria Coderse
Comunidade do Assentamento Papagaio foi recebida pelo secretário de Estado Zeca da Silva e diretores da Coderse [Foto: Fernando Augusto | Ascom Coderse]

Em cada nova edição do ‘Sergipe é aqui’ surge uma nova oportunidade para a Companhia de Desenvolvimento Regional de Sergipe (Coderse) receber demandas da população rural e apresentar à sociedade os seus serviços. Nesta sexta-feira, 26, o município de Carmópolis, no leste sergipano, recebeu diversos serviços ofertados pelo Governo do Estado.

Vinculada à Secretaria de Estado da Agricultura, Desenvolvimento Agrário e da Pesca (Seagri), a Coderse leva desenvolvimento humano às localidades rurais, oferecendo água para a produção agrícola e pecuária, em perímetros irrigados, sistemas de abastecimento, barragens e aguadas. Sem deixar de atender à demanda de consumo humano, em localidades distantes das redes convencionais de abastecimento. Dando condições de vida para fixar o homem e a mulher no campo e a diminuição da incidência de doenças de veiculação hídrica. Neste quesito, o Programa Água Doce (PAD) se destaca ao tornar a água salobra de poços em potável. 

“É uma oportunidade ímpar de mostrar para todos os cantos do estado, o trabalho bonito que o Governo do Estado está fazendo no PAD, através da nossa maquete e os seus componentes explicando à população. No programa, estamos em uma intensa programação de manutenção geral das 29 unidades de produção de água dessalinizada, na região de Semiárido. Concluímos hoje a última das cinco capacitações de operadores desses sistemas, para reciclar e preparar novos profissionais que vão cuidar do abastecimento de água potável nas comunidades. E já no dia 5 de junho, começa a primeira das oficinas de ‘Sustentabilidade Ambiental’, para todos os usuários”, listou o diretor-presidente da Coderse, Paulo Sobral.

Poço e limpeza de barragens
Edvaldo Alves é presidente da Associação de Produtores do Assentamento Papagaio, em Pirambu. Ele veio até o ‘Sergipe é aqui’ com um grupo de representantes e foi atendido pelo secretário da Agricultura, Zeca Ramos da Silva, e  pelos diretores da Coderse, que receberam duas demandas da localidade que tem como atividade principal a criação de peixes em barragens escavadas. 

“A recepção foi boa hoje aqui, em Carmópolis. Tivemos a garantia do secretário da Agricultura e do presidente da Coderse que vão mandar uma máquina para  ajudar a gente. Porque estamos lá sofrendo com as barragens, os canais das barragens estão cheias de mato e isso fez a vazão da água cair 400mm. Choveu muito no estado e não teve como a água passar”, informou Edvaldo Alves.

A outra demanda do Assentamento Papagaio foi a instalação do poço perfurado pela Coderse em outubro de 2022. Segundo o diretor de Infraestrutura Hídrica da Coderse, Ernan Sena, que atendeu o grupo da colônia de piscicultores, falta pouco para ter água para consumo dos moradores.

“A escavação dos  tanques, será feita pelo ‘Programa de Recuperação de Barragens‘, do Governo do Estado e executado pela Coderse. O poço só depende da prefeitura municipal fazer a ligação da energia elétrica no local do poço para nossas equipes da Dipoços (Divisão de Instalação) completarem o serviço”, pontuou Ernan Sena.

“Agora eu acredito que vai sair, porque conversamos com o representante da Coderse e ele disse que vai partir deles. Temos muita expectativa depois dessa conversa”, completou o piscicultor Edvaldo Alves.

Governo do Estado instala modernas estações meteorológicas em perímetros irrigados

Com dados climáticos agricultor sabe quando plantar, irrigar e tomar contramedidas para evitar perda de lavoura
Instalação da estação tele pluviométrica no Perímetro Irrigado Califórnia, em Canindé [foto: arquivo pessoal / Coderse]

Quatro estações tele-pluviométricas automatizadas foram instaladas para contribuir com a atividade agropecuária intensiva praticada nos perímetros irrigados do governo do Estado. Os equipamentos informam a quantidade de chuva, umidade, temperatura, vento, pressão, radiação solar e evaporação; essenciais para determinar quando e o quanto de irrigação deve ser usado na plantação. As informações serão divulgadas e compartilhadas, em tempo real, pela Secretaria de Estado do Meio Ambiente, Sustentabilidade e Ações Climáticas (Semac).

Ao todo, a Semac instalou seis estações, hoje em fase de calibração e interligação com o seu Centro de Meteorologia. Nos municípios de Canindé de São Francisco, Itabaiana, Lagarto e Tobias Barreto, as estações estão nos escritórios da Companhia de Desenvolvimento Regional de Sergipe (Coderse), vinculada à Secretaria de Agricultura, do Desenvolvimento Agrário e da Pesca (Seagri). Outros dois grupos de equipamentos foram instalados pela Semac nos municípios de Estância e Gararu.

“São estações tele-pluviométricas de primeira ordem, automáticas. Elas processam, coletam e transmitem os dados via satélite para a nossa plataforma. Daí nós recepcionamos e conduzimos as análises climáticas, com a finalidade também da previsão. As informações oriundas deste monitoramento são voltadas, especialmente, para o setor agrometeorológico, bem como para a gestão dos recursos hídricos, visto que elas contribuem para a estimativa de quanto que as bacias daquela região receberam de chuva”, destacou o gerente de Meteorologia e Mudanças Climáticas da Semac, Overland Amaral, que coordena a implantação das estações automáticas.

Medidas fitossanitárias
O produtor agrícola Ozeias Bezerra cultiva frutas e hortaliças, como pera, uva e brócolis, no perímetro irrigado Califórnia, administrado pela Coderse, em Canindé. Para ele, as informações meteorológicas são importantes quando a cultura agrícola pode ser prejudicada por excesso de chuvas, na fase de maturação, colheita e favorece a ocorrência de doenças fúngicas. O que força o agricultor a tomar medidas fitossanitárias. “A meteorologia ajuda muito, principalmente na cultura do melão, que estou plantando. Precisa sempre ver o clima”, argumentou o irrigante.

Estações analógicas
O diretor-presidente da Coderse, Paulo Sobral avalia positivamente a parceria com a Semac, que segundo ele, vem quando se faz necessária a modernização da estrutura agrometeorológica dos perímetros. “Temos estações meteorológicas analógicas na maioria dos nossos escritórios, onde é necessário um funcionário fazer a leitura diária dos instrumentos, fazer relatórios e enviar para a nossa sede e para Semac. Esse procedimento dificulta o envio das informações em tempo hábil para o agricultor e outros setores da sociedade que precisam. Ficamos gratos, pela maioria das novas estações estarem nos nossos escritórios e pela confiança depositada na nossa empresa”, ressaltou.

Contudo, Overland Amaral não diminui a importância das antigas estações meteorológicas dos perímetros da Coderse, após a instalação das tele-pluviométricas. “Elas têm utilidade no sentido de aferir as automáticas. Sendo que as analógicas precisam de observador, para registrar, fazer planilha. Já as automáticas registram a variável (chuva, insolação, vento, pressão, radiação, umidade) e passam diretamente para o nosso sistema”, explicou o meteorologista.

Compartilhamento de dados
A forma como as novas estações foram geograficamente posicionadas beneficiou todos os seis perímetros irrigados do Governo do Estado, especialmente a instalada no Jacarecica I, em Itabaiana, que colhe os dados climáticos que influenciam os perímetros vizinhos Poção da Ribeira e Jacarecica II. Segundo o diretor de Recursos Hídricos da Semac, Ailton Rocha, o sistema deverá ser espelhado, para que a Coderse também receba os dados. “Isso sendo automático, não fica dependendo da nossa interlocução. Hoje nós precisamos de informações imediatas, porque as mudanças e a dinâmica climática são muito intensas. Você precisa ter aquilo a tempo e na hora, de forma online e rápida”, finalizou Ailton.

Irrigantes do perímetro estadual em Canindé poderão produzir sementes para marca de insumos agrícolas nacional

Indústria tem mais de 200 itens no catálogo para produzir vários tipos de hortaliças. Sementes de quiabo seriam primeiro produto fornecido por produtores do perímetro Califórnia

Visitas da cooperativa, técnicos da Coderse e representante da Agristar, feitas aos produtores irrigantes [foto arquivo pessoal – Coderse]

Empresa de porte nacional e com ampla linha de sementes está em tratativas para implantar unidade de produção em parceria com os agricultores do Perímetro Irrigado Califórnia. O polo agrícola que é mantido pelo Governo do Estado fica em Canindé de São Francisco, alto sertão sergipano. A possibilidade dos produtores rurais cultivarem e comercializarem esses insumos com a indústria, agrega valor sobre a produção convencional, que hoje foca na produção de alimentos.

Solo rico, sol abundante e a água do rio São Francisco bombeada pela Companhia de Desenvolvimento Regional de Sergipe (Coderse), vinculada à Secretaria de Estado da Agricultura, do Desenvolvimento Agrário e da Pesca (Seagri), são os elementos que tornam a Agricultura no Califórnia uma aposta certa para o rendimento, de boas colheitas e durante todo ano. De olho em todo este potencial produtivo, a Agristar do Brasil foi até Canindé para entendimento comercial com os produtores.

“Viemos conhecer todo o sistema de irrigação e de produção que nos atraiu, para a  possibilidade de produzir sementes. Estamos com o apoio da Coofrucal (Cooperativa de Fomento Rural e Comercialização do Perímetro Irrigado Califórnia) e estamos conversando. Para garantir a compra da produção com um preço fixado, tem que atender uma série de detalhes. Mas é bom que aqui também tenha uma assistência técnica”, apontou o representante da indústria, Everton Morales, que já esteve duas vezes no Califórnia.

O diretor de Irrigação da Coderse, Júlio Leite, expõe que além do fornecimento de água para irrigar os 333 lotes do Califórnia, a Coderse fornece assistência técnica agrícola e uma assessoria em Agronegócio. “Essa gama de serviços ao irrigante dá garantia de retorno ao investimento público que o governo do Estado faz no perímetro irrigado desde 1985, quando iniciou a sua construção”, pontuou.

“Empresas fora do nosso estado se interessam pela nossa produção, pelo nosso desenvolvimento aqui no perímetro Califórnia. A excelente produtividade no perímetro vem chamando atenção de pessoas que queiram investir no nosso perímetro. A parceria com a indústria será de grande ajuda para os produtores, uma renda extra, uma nova característica que pode ser implantada aqui”, avaliou Jonathan da Mota, gerente do Califórnia.

Levi Ribeiro é produtor irrigante no Califórnia e presidente Coofrucal. Para ele, trazer a empresa ao perímetro é importante para a geração de renda para os produtores, desenvolvimento da cooperativa e para o estado. “Eles estiveram aqui em março e viram um grande potencial. Até mesmo porque nós temos aqui água do rio São Francisco, solos férteis e um potencial que a gente pode explorar para a instalação de um projeto de produção de semente”, listou o agricultor. O produtor conta que desde o começo, a companhia estadual foi parceira na negociação com os representantes da indústria.

“Nós fomos até a Coderse, solicitamos ao gerente Jonathan e a equipe técnica, para estudarmos o projeto. Vendo a viabilidade. Na primeira visita, estivemos em alguns produtores fazendo foto, vendo in loco a produção do quiabo, e eles ficaram muito animados, otimistas com a capacidade de produção nossa região. Então a partir daí começou uma conversa com o pessoal da Coderse, que tem dado todo o apoio para a possível implantação desse projeto de produção de sementes, não só de quiabo como diversas outras hortaliças e frutas”, completou Levi Ribeiro.

[vídeo] Produção do quiabo cresce no Perímetro Irrigado Califórnia

Teve alta na produção de quiabo no Perímetro Irrigado Califórnia, em Canindé de São Francisco e o Jornal da Aperipê registrou em reportagem. No primeiro trimestre, foram colhidos 20% a mais de quiabo que no mesmo período do ano anterior. Fruto do investimento  do Governo do Estado  no polo irrigado do alto sertão sergipano. O diretor de Irrigação da  Coderse,  Júlio Leite, explica que a produção é maior a partir do momento em que o agricultor irrigante vê mais garantias para investir na lavoura. Levando em conta que a empresa pública faz a recuperação de canais de reservatórios de irrigação, manutenção constante de estações de bombeamento e a resposta rápida para interrupções no fornecimento de água. Dentre outras ações que beneficiam o produtor rural.

[galeria de fotos] Missa celebrou Dia das Mães na Coderse

Missa realizada na última semana serviu para comemorar o Dia das Mães na sede da Companhia de Desenvolvimento Regional de Sergipe (Coderse). Momento de religiosidade dedicado às servidoras da empresa que são mães. A celebração foi feita pelo padre Flávio Eduardo, com o acompanhamento musical do conjunto de Fábio e Suerda. 

Destacaram-se como participações emocionadas, a homenagem para Benedita Bezerra da Silva, mãe e funcionária falecida no final de 2022, feita pela mãe e funcionária Cândida Santana. O diretor-presidente, Paulo Sobral, aconselhou aos filhos aproveitarem cada momento junto de suas mães, enquanto ainda as têm presentes em suas vidas.

Demandas de perfuração e manutenção de poços são recebidas pela Coderse no ‘Sergipe é aqui’

Companhia estadual já perfurou mais de quatro mil poços em todo o estado e administra seis perímetros irrigados, onde 14 mil pessoas são beneficiadas com a geração de renda a partir da agricultura
[foto Fernando Augusto – Ascom Coderse]

Na quarta edição do ‘Sergipe é aqui’, nesta sexta-feira, 12, a Companhia de Desenvolvimento Regional de Sergipe (Coderse) recebeu demandas da população rural de Estância e municípios vizinhos para a perfuração e manutenção de poços e sistemas de abastecimento. Foram protocoladas as solicitações e feito o direcionamento para a formalização de pedidos dessas obras e serviços.

O evento, promovido pelo Governo do Estado, reuniu mais de 20 secretarias e órgãos de governo, que promoveram o atendimento itinerante na Escola Maria Isabel Carvalho Nabuco Dávila. A programação foi uma oportunidade para que a Secretaria de Estado da Agricultura, do Desenvolvimento Agrário e da Pesca (Seagri), bem como suas empresas vinculadas, incluindo a Coderse, diminuísse a distância entre a população e essas instituições públicas. 

“Já são quatro edições: Boquim, Propriá, Porto da Folha e agora Estância. Todos são municípios em que a Coderse se faz bastante presente. Aqui em Estância, por exemplo, há menos de um ano, antigos sistemas de abastecimento simplificados foram revitalizados e potencializados, se transformando em redes de abastecimento residencial em cinco assentamentos. Em Estância também instalamos um sistema de abastecimento do Programa federal ‘Água para Todos’. No total, só de poços, a empresa perfurou 48 em Estância”, informou o diretor-presidente da Coderse, Paulo Sobral. 

A Coderse atendeu pessoas como Maria Angelita dos Santos, que mora no povoado Mirandinha. Lá, são 54 famílias que têm como atividade econômica a coleta de mariscos, a pesca artesanal e a agricultura feita em pequenos sítios. Na comunidade à beira da maré, a água disponível não está atendendo à demanda de toda a população. Por isso, ela protocolou ofício no posto de atendimento da Coderse no ‘Sergipe é aqui’, diretamente com os diretores da empresa. 

“Precisamos de um poço que realmente funcione para abastecer a comunidade. Hoje, nós temos uma caixa d’água de 20 mil litros, só que esta água não dá para toda a comunidade. Não chega em todas as casas. Também temos um poço perfurado em um projeto do Governo Federal, movido a placas de energia solar, mas que não funciona. Então, a gente precisa urgentemente que resolvam a questão. Ou rever a situação desse poço perfurado, ou perfurar um novo poço, para que a comunidade possa ter água”, pontuou Maria Angelita.

O diretor de Infraestrutura Hídrica da Coderse, Ernan Sena, explica os procedimentos que a empresa desenvolve para atender à demanda do povoado Mirandinha, assim como a outras solicitações apresentadas no ‘Sergipe é aqui’. “O mais importante é avaliar a estrutura disponível na comunidade hoje, para determinar a forma mais viável e rápida de atender a demanda da comunidade por água. Temos os técnicos super capacitados da Divisão de Instalação e Manutenção de Poços (Dipoços), que podem determinar se é possível utilizar poço e rede de água disponível, ou se precisaremos perfurar um novo”, disse o diretor.

Agricultores familiares dos perímetros irrigados recebem sementes de milho do Governo do Estado

Programa Sementes do Futuro chega para assentados das áreas irrigadas
[Foto Fernando Augusto – Coderse]

Mais de 300 irrigantes da agricultura familiar, dos perímetros estaduais de Itabaiana, Lagarto, Areia Branca, Malhador e Riachuelo, são beneficiados com o Programa de Distribuição de Sementes Certificadas de milho. Com abrangência em Areia Branca, Malhador e Riachuelo, fica o Perímetro Irrigado Jacarecica II, onde a distribuição foi iniciada nesta quinta-feira,11.

O  Programa Sementes do Futuro, do Governo do Estado, está distribuindo três toneladas  de sementes em quatro perímetros irrigados administrados pela Companhia de Desenvolvimento Regional de Sergipe (Coderse), vinculada à Secretaria de Estado da Agricultura, do Desenvolvimento Agrário e da Pesca (Seagri).

Alexandre dos Santos, do assentamento Santa Maria, em Riachuelo, é irrigante do Jacarecica II. A doação do Governo do Estado veio ajudar o assentado a economizar na compra de sementes. Para o agricultor familiar, a irrigação pública é outro benefício para produção, que permite plantar milho em qualquer época. “A diferença é grande, com a  irrigação você tem o seu controle. Tem comércio o ano todo, milho verde o ano todo. Vendo assado, no meio da feira”.

O diretor de Irrigação e Desenvolvimento Agrícola da Coderse, Júlio Leite, vê o Programa Sementes do Futuro como mais um dos benefícios que o Estado disponibiliza aos agricultores familiares nos perímetros irrigados. “Não podemos esquecer que o retorno desse benefício que o Governo de Sergipe está dando é imediato nos perímetros Irrigados. O nosso fornecimento diário de água e a assistência técnica permite que o irrigante plante até no mesmo dia que recebeu o saco de semente do programa” considerou.

Para Maria Estela dos Santos, agricultora irrigante do assentamento Colônia Penha, ter milho verde no lote é garantia de produção para gerar renda, mas também para a alimentação da própria família. “Ajuda em muitas coisas, né? Às vezes a gente vende, outras vezes come. (Com a semente doada) muda muita coisa, pois a semente custa muito”, analisou.

O secretário de Estado da Agricultura, Zeca da Silva, diz que o período escolhido para as entregas é pensando no agricultor de sequeiro, principalmente nas regiões de sertão. “Veio na hora certa, é um programa reativado este ano pelo governador Fábio Mitidieri. São um total de 115 toneladas, um investimento de R$ 1,5 milhão, beneficiando 31 municípios. É para o pequeno agricultor, é a Agricultura Familiar recebendo um olhar diferenciado e o governo mais próximo das pessoas. Quando estão começando as chuvas. Vamos ver se para o ano a gente consegue antecipar mais ainda, mas está em um prazo tranquilo, o que é muito bom para o agricultor familiar”.

São sementes selecionadas e certificadas de milho,  para atender 11.500 famílias sergipanas. Famílias como a de Jaci dos Santos Reis,  irrigante do assentamento Marcelo Déda, em Malhador. “Ajuda na questão financeira, que nós estamos com a terra pronta e a semente está cara demais para comprar. Daí, recebendo esse, já dá uma ajuda boa. Vai vender verde, guardar o grão seco para semente, para as criações e a palha vai servir também de ração”.

Também do assentamento Marcelo Déda, Roberto Nunes considera acertada a decisão do Governo do Estado em escolher o milho, para subsidiar a produção com a doação de sementes. “Eu planto sempre e vendo bem o milho. Na verdade, a gente consegue vender quase tudo, tudo que se planta, tem boa saída. Mas principalmente o milho. É a fonte principal de renda que a gente tem. Para todos os agricultores. É mais rápido e mais prático” concluiu.

Governo planeja ações de desenvolvimento voltadas para as agricultoras do estado

A parceria entre os órgãos do estado visa o fortalecimento da atuação das mulheres e a defesa dos seus direitos
Foto: SPM

Com o intuito de atender às demandas da mulher do campo, a Secretaria de Políticas para as Mulheres (SPM) discutiu nesta terça-feira, 9, com a Companhia de Desenvolvimento Regional de Sergipe (Coderse), ações voltadas às agricultoras inseridas nos perímetros irrigados do estado.

 “Promovendo equidade de gênero no setor, entre as iniciativas está a possibilidade de implantação de kits de irrigação em algumas localidades que tenham mulheres como gestoras das propriedades”, detalhou a coordenadora da Diretoria de Inclusão Produtiva e Empreendedorismo Feminino da SPM, Jamile Conceição.

 A coordenadora destaca ainda a parceria entre os órgãos do estado, visando o fortalecimento da atuação das mulheres e a defesa dos seus direitos. “Inclusive no meio agrícola. Ações como essa são possíveis graças às parcerias firmadas entres os setores do governo, que vêm atuando de forma alinhada no planejamento e execução de políticas públicas para as sergipanas”, ressaltou Jamile.

Última atualização: 13 de maio de 2023 10:29.