[vídeo] De onde vem o amendoim cozido? TV Alese foi ao perímetro da Cohidro para mostrar

Planta de fácil manejo e indicada para a rotação entre culturas – por fixar nitrogênio ao solo – no Perímetro Irrigado Piauí, além de existir vários agricultores irrigantes adeptos do plantio, têm produtor que também beneficia o amendoim cozido, petisco que é Patrimônio Imaterial de Sergipe. O programa Cultivos e Criações, da TV Alese e levado ar no dia 30 de novembro passado, foi conhecer o plantio irrigado pelo serviço prestado pela Cohidro, inclusive daqueles irrigantes que adotam o amendoim consorciado com o maracujá. Confiram no vídeo.

Funcionários da Cohidro participam de palestra sobre terapias alternativas de saúde

Foto: Fernando Augusto

Aconteceu nesta segunda-feira (25), no auditório da sede administrativa da Cohidro em Aracaju, a palestra “A saúde da pessoa na ótica da Iridologia”, promovida pelo Movimento Popular de Saúde – MOPS e ministrada por Ed Wanderley de Andrade, bioterapeuta com especialização em Fitoterapia, Iridologia, Nosodioterapia e Reiki. A atividade estreitou laços entre a companhia e a organização sem fins lucrativos que atende a população em sua sede em Aracaju, oferecendo massagem, Reiki, reza, Acupuntura, Auriculoterapia, toque terapêutico, Ventosaterapia, Fitoterapia, Shiatsu, atendimento psicológico, cone chinês, florais, Homeopatia popular, atendimento nutricional, Iridologia e outras terapias alternativas.

O especialista abordou a importância da prática de hábitos mais saudáveis e como isso pode interferir diretamente na qualidade de vida das pessoas. “Nós estamos vivendo numa sociedade cada vez mais doente, novas doenças estão. Por isso, é importante conscientizar a população a se cuidar, realizar hábitos mais saudáveis, buscando sempre práticas preventivas e naturais,” conta. Ed ressaltou também a importância da participação dos funcionários, já que o assunto é de interesse comum de todos. “Os funcionários da Cohidro foram muito receptivos, participaram bastante e quando isso acontece fica mais interessante e não se torna apenas mais uma palestra ou um monólogo, mas sim uma conversa, com esclarecimentos de dúvidas, perguntas e intervenções ao ponto que todos interagem e aprendem um pouco mais”.

Essa foi a primeira atividade desde que a empresa iniciou as operações na Sala da Saúde do Trabalhador, onde estão disponíveis aos funcionários a aferição da pressão arterial, a medição do nível de glicemia no sangue, distribuição de preservativos, entre outros. O plano em longo prazo é de também disponibilizar terapias de saúde alternativa aos funcionários da Companhia. José Amilcar funcionário da Cohidro há mais de 30 anos, agradece a empresa pela iniciativa e relata que a palestra foi esclarecedora em diversos sentidos. “Foi bastante interessante e espero que essa não seja a única, pois precisamos de orientação, principalmente quando se trata da nossa saúde.”

O Diretor Administrativo e financeiro da Cohidro, Jean Nascimento externa que pretende ampliar o atendimento em saúde iniciado com a Sala da Saúde do Trabalhador. “Queremos levar o pessoal que atende os funcionários, em Aracaju, para nossas unidades no interior. A nossa rotina da ‘Diretoria Itinerante’, compromisso que firmamos de percorrer todos os perímetros semanalmente, vai ajudar na logística e incentivo aos nossos colegas. De qualquer fora, essas atividades, como as palestras, acontecem na segunda-feira para favorecer também quem é do interior, pois é o dia da semana em que é mais comum vê-los por aqui, resolvendo suas pendências administrativas, nos recursos humanos ou com associação de servidores”, comenta.

Após a palestra a organização, feita pela Divisão de Saúde e Segurança do Trabalho – Dissa da empresa, sorteou 20 kits de higiene bucal, brindes gentilmente cedidos pelo Serviço Social da Indústria – Sesi.

O MOPS fica na Rua Riachuelo, s/n, anexo ao NAT, no bairro São José em Aracaju. O agendamento para as terapias abertas ao público e sem cobrança de taxas é feito via whatsApp, no telefone (79) 98813-4386.

[perfil] Agricultor irrigante Nilson dá lição de alta produtividade em pequeno espaço

Dos restos e perdas da horta, produtor do Perímetro Irrigado Piauí, em Lagarto, ainda mantém criação de 100 galinhas em parceria com o sogro

Nilson Araújo [Foto: Gabriel Freitas]
Agricultor do Perímetro Irrigado Piauí, Nilson Araújo trabalha há 22 anos no seu próprio lote, completamente cultivado com verduras, legumes e frutas mantidas com a água de irrigação pública e sob a orientação técnica da Companhia de Desenvolvimento de Recursos Hídricos e Irrigação de Sergipe – Cohidro. Pelo aproveitamento de 100% de sua área e utilizando técnicas como a fertirrigação e o sistema de gotejamento, o produtor consegue o sustento de sua família – ele, esposa e dois filhos – com a comercialização destes produtos. Todos eles residem junto ao lote, no povoado Limoeiro, município de Lagarto, a 76 km da capital sergipana.

A rotina intensa de trabalho de Nilson vai de domingo a domingo: plantando, cultivando, colhendo e fazendo a entrega, ou recebendo os próprios compradores para colher os frutos na sua propriedade. “Hoje o que eu produzo, vendo direto para o comprador”, conta. A freguesia ele viu crescer após a inauguração do Mercado Municipal José Correa Sobrinho, entregue pelo governo do Estado à população de Lagarto em 2016. Hoje, a comercialização da sua produção é exclusiva para os varejistas do setor de hortifruti do mercado público. Tudo que não se tem aproveitamento na venda [cascas, folhas, caules, ramas e perdas da horta], o agricultor destina integralmente à criação de cerca de 100 galinhas caipiras, mantidas no lote do sogro.

Nilson possui 0,66 hectares de terra irrigada que, segundo ele, “tem de tudo um pouco: tomate, brócolis, berinjela, abobrinha, jiló, quiabo, pepino, mamão e macaxeira”. Para o agricultor, essa plantação variada foi uma aposta proveitosa, quando comparada aos investimentos que ele havia feito anteriormente. “Eu deixei de plantar o fumo porque não era rentável, então achei melhor plantar de tudo um pouquinho para aproveitar mais. Se eu fosse produzir só um plantio poderia tomar mais prejuízo”, justifica. Tirando a macaxeira, o produtor escolheu espécies vegetais que permitem o aproveitamento de uma mesma planta para executar diversas colheitas semanais e por um período contínuo, que pode chegar a três meses. Isso lhe garante uma propriedade onde praticamente todo dia tem algum produto para colher.

José Américo é o técnico agrícola da Cohidro que dá orientação no cultivo do lote de seu Nilson. “Eu acompanho Nilson há mais de 15 anos. Acompanho com recomendações técnicas e, quando ele precisa de mais alguma coisa, como um receituário agronômico para uso de defensivos agrícolas ou documentação relacionada ao perímetro irrigado”. O técnico conta que Nilson também já atuou como produtor fornecedor no Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), na modalidade ‘Doação Simultânea’. O agricultor e os demais sócios da Associação de Produtores Irrigantes do Perímetro Irrigado Piauí – Appip recebem da Conab pelos alimentos entregues para instituições como asilos, creches, hospitais ou que atendem pessoas em situação de insegurança alimentar.

“A Cohidro está de parabéns, pela orientação e ajuda. Sempre que a gente precisa eles (os técnicos) estão junto, auxiliando”, disse o agricultor, que passou a pagar a tarifa através da qual a Cohidro partilha com os irrigantes o custo com a energia elétrica usada no bombeamento. Nilson também não descuida e sempre busca se adaptar às novas tecnologias utilizadas no campo. Há quatro anos, a irrigação do seu lote é feita por sistema de mangueiras de gotejamento e, de acordo com ele, ficou ainda mais fácil e melhor para o cultivo das suas produções. “Já utilizei a irrigação de outras formas, mas a irrigação feita por cima, com aspersores, dá mais trabalho. Tenho ainda a fertirrigação, mas ela só é usada no quiabo”, concluiu.

Irrigantes do perímetro da Cohidro em Canindé participam de diagnóstico participativo da Emdagro

Cooperação técnica entre empresas visa aprimorar assistência técnica rural, buscando agricultura sustentável nos perímetros públicos do Governo do Estado

Além do diretor-presidente, compareceram ao primeiro dia do DRP os diretores Jean Nascimento (Administrativo e Financeiro), Carlos Viana (Infraestrutura Hídrica) e João Fonseca (Irrigação e Desenvolvimento Agrícola) [Foto: Fernando Augusto]
Atuantes no Perímetro Irrigado Califórnia, administrado pela Companhia de Desenvolvimento de Recursos Hídricos e Irrigação de Sergipe – Cohidro, os agricultores irrigantes e os técnicos agrícolas que fazem o atendimento em seus lotes, participam até quinta-feira (19 a 21), da aplicação do Diagnóstico Rápido Participativo – DRP, que está sendo executado por técnicos da Empresa de Desenvolvimento Agropecuário de Sergipe – Emdagro. A intenção é a melhoria na qualidade na assistência técnica e extensão rural (ATER) que é oferecida aos produtores agrícolas, e está sendo viabilizada a partir da cooperação firmada entre as duas instituições públicas, ligadas ao Governo de Sergipe pela Secretaria de Estado da Agricultura – Seagri.

Diretor-presidente da Cohidro, Paulo Sobral afirma que a melhoria no serviço de ATER no Califórnia é uma reivindicação dos irrigantes e que vai ser replicada nos outros cinco perímetros irrigados da companhia. “Atendemos simultaneamente as demandas dos produtores em duas frentes. Por um lado, ocorrem intervenções físicas nas estações de bombeamento [EBs], para que melhore a qualidade do serviço de oferta água aos lotes. Graças aos recursos da tarifa aplicada aos irrigantes, mostrando que esse recurso está sendo aplicado no próprio perímetro, já reformamos a EB-03 e, neste exato momento, funcionários da própria Cohidro estão executando o mesmo trabalho na EB-06. Esse trabalho, somado à assistência técnica, é outra reivindicação que estamos atendendo, nessa excelente relação que temos com a Emdagro, que tem mais expertise em ATER”, diz Paulo, agradecendo o empenho dos técnicos da empresa co-irmã no perímetro.

Na cooperação técnica com a Cohidro, participaram os técnicos da Emdagro Abeaci dos Santos, Eugenia Ramos, Dilma Tavares, Luiz Nunes e Gilberto Araújo
[Foto: Fernando Augusto]
A assistente social Abeaci dos Santos é técnica da Emdagro e está aplicando o DRP no Califórnia. Ela explica que o objetivo é coletar e avaliar informações, para elaborar uma estratégia de ação orientada para a qualificação da ATER prestada no perímetro. “Estamos qualificando os técnicos da Cohidro e também os próprios agricultores, pois eles têm uma parcela de contribuição muito grande na tomada de decisões e na própria produção. É uma relação onde existe uma troca de saberes dos dois lados, para que se possa fomentar o desenvolvimento de uma forma mais sustentável dentro do projeto Califórnia. A qualificação já começou segunda-feira (18), com uma roda de conversa que fizemos com os técnicos das duas empresas, refletindo como são a assistência técnica prestada, as dificuldades e as necessidades existentes”.

Em cada dia do DRP, participam agricultores de dois dos setores do Perímetro. Já os técnicos da Cohidro estarão presentes nos três encontros. “Essa capacitação é importante para melhorar o trabalho. Os técnicos visitam o lote, olham e orientam”, pontua Osvaldo dos Santos, irrigante do Setor 04. Para ele, que está aposentado, os técnicos da Cohidro ajudam a compensar a sua ausência no lote em que produz quiabo, tocado pelo filho, a nora e outro genro. “Eu não trabalho mais, os meninos é que trabalham”, completou o agricultor que conta agora com essa assistência para modernizar a lavoura, implantando um modelo de irrigação localizada, mais eficiente e econômico.

Rosileide da Conceição produz em seu lote quiabo, milho e feijão de corda. Ela é do Setor 06, grupo que participa do DRP no segundo dia, e tem a expectativa de uma assistência técnica que a auxilie na trocar de suas lavouras, a fim de ter mais renda na produção. “O quiabo traz muito prejuízo. A assistência técnica pode ajudar a escolher outros tipos de produtos que tenham menos perda e menos despesa. Eu aceitaria trabalhar com outros produtos, mas não temos condições”, avalia. Irrigantes e técnicos foram subdivididos em grupos de trabalho, cada um abordando um dos eixos: social, produtivo e ambiental. A partir de dinâmicas, depoimentos e entrevistas, foram construídos os diagramas utilizados na apresentação dos resultados, ao final do encontro, que reuniu novamente todos os participantes.

 

[vídeo] Sergipe Rural mostra que irrigantes em Lagarto buscam alternativas para plantar batata-doce

O tubérculo era cultivado praticamente sem o uso de agrotóxicos e os vírus do mosqueado plumoso e do suave, transmitidos pelo Pulgão e pela Mosca Branca respectivamente, atingiram as lavouras, fazendo cair sua produtividade e levando muitos agricultores a abandonar o cultivo. O programa Sergipe Rural, da Aperipê TV, mostrou no último sábado (16) que os produtores persistiram e trouxeram ramas de batata-doce de outras microrregiões sem casos de infestações, e estão conseguindo recuperar o lucro no plantio. O técnico agrícola da Cohidro, Marcos Emílio, conta que, agora, quer fazer parcerias para a produção de mudas sadias, a partir do material genético de plantas sem o vírus.

Emdagro e Cohidro convocam irrigantes para discutir ‘Agricultura Sustentável’

Atividade acontece nesta terça, quarta e quinta-feira, no Perímetro Irrigado Califórnia

O Perímetro Irrigado Califórnia foi responsável pela produção de mais de 40 mil toneladas de alimentos em 2015, repercutindo em mais de R$ 43 milhões em renda aos produtores [Fotos: Fernando Augusto]
Depois de firmar parceria com a Empresa de Desenvolvimento Agropecuário de Sergipe – Emdagro, a Companhia de Desenvolvimento de Recursos Hídricos e irrigação de Sergipe – Cohidro convida todos os membros das famílias de irrigantes do Perímetro Irrigado Califórnia, em Canindé de São Francisco, para uma reunião que vai discutir o tema da ‘Agricultura Sustentável’ no espaço de irrigação pública. A atividade acontecerá em três dias, seguindo o calendário que começa nesta terça-feira (19), atendendo os produtores dos setores 03 e 04; na quarta (20) os setores 05 e 06; e na quinta (21) o setor 07. Na ocasião, os técnicos das duas instituições vão realizar Diagnóstico Participativo com os pequenos agricultores.

Além de fornecer a água de irrigação aos lotes deste e dos seus outros cinco perímetros irrigados, a Cohidro assume a função de aplicar a assistência técnica e extensão rural (ATER) aos agricultores atendidos. A Emdagro, fundada em 1962, é responsável por atender as áreas do estado que ficam fora destes perímetros, reunindo maiores números de assistidos, técnicos, coordenadores, escritórios e tempo de atividade que a Cohidro (1983) – possuindo também maior expertise na assistência técnica rural. A cooperação entre as duas empresas busca aplicar, nos perímetros, os métodos e planejamento que são adotados pela Emdagro para atender todas as unidades agrícolas de Sergipe.

Após reuniões técnicas entre as equipes de ambos os entes públicos, vinculados ao Governo de Sergipe através da Secretaria de Estado da Agricultura (Seagri), essa será a primeira atividade que envolve o público assistido pela Cohidro. “Atualmente, nós temos buscado no produtor um parceiro que seja atuante, que compartilhe com o governo do Estado as responsabilidades com a manutenção e continuidade da irrigação pública. Por isso, temos a obrigação de assisti-los também de maneira coerente, levando orientação técnica eficiente, oferecendo solução para as suas dificuldades ao plantar. A Emdagro, co-irmã da Cohidro, já foi parceira em diversos outros projetos e tenho certeza de que vai cooperar muito nesse nosso compromisso com o agricultor”, afirma o diretor-presidente da Cohidro, Paulo Sobral.

Serviço:

O que: Reunião entre agricultores irrigantes do Perímetro Irrigado Califórnia e técnicos da Emdagro e da Cohidro

Quando: Terça-feira (19), para os Setor 03 e Setor 04; quarta-feira (20), para o Setor 05 e Setor 06; quinta-feira (21), para o Setor 7.1 e Setor 7.2.

Onde: Galpão do Escritório da Cohidro em Canindé de São Francisco. Rodovia Se-230, S/N, no trevo da estrada para Paulo Afonso-BA.

Projetos de irrigantes lideram ranking estadual e aguardam recurso do Programa de Aquisição de Alimentos

Quatro projetos de perímetros da Cohidro devem receber quase R$ 500 mil do governo Federal, através da Conab

Quatro projetos de perímetros da Cohidro devem receber quase R$ 500 mil do governo Federal, através da Conab [Foto: Ariel Carmo]
Dois projetos de agricultores irrigantes dos perímetros irrigados estaduais, apresentados ao Programa de Aquisição de Alimentos – PAA da Conab na modalidade ‘doação simultânea’, lideram o ranqueamento do programa federal em Sergipe. Ao todo, quatro propostas apresentadas pelos produtores assessorados pela Companhia de Desenvolvimento de Recursos Hídricos e irrigação de Sergipe (Cohidro) estão entre os 13 melhores colocados, do total de 20 classificados em todo o estado. A partir da liberação do recurso pelo Governo Federal [na ordem de R$ 471.881,60], os 59 irrigantes desses quatro projetos, assistidos pela Cohidro, terão o compromisso de fazer a entrega, ao longo de um ano, de cerca de 150 toneladas de alimentos a entidades sergipanas que assistem a 6.590 pessoas em situação de insegurança alimentar.

Além de fornecer irrigação e assistência técnica rural, desde 2008 a Cohidro presta assessoramento às associações e cooperativas que reúnem centenas de agricultores dos perímetros. Em valores atualizados, cerca de R$ 13 milhões já foram pagos pelo PAA à produção agrícola dos irrigantes, que forneceram quase 4 mil toneladas de alimentos a 143.811 beneficiários. Segundo o gerente de Agronegócios da Cohidro, Sandro Prata, após serem cadastrados, os quatro novos projetos ficaram aptos a participar da presente edição programa e, agora, aguardam a liberação dos recursos federais para que seja feita a primeira entrega.

“Uma vez liberado pela Conab, o recurso fica em uma conta bancária da associação ou cooperativa e é desbloqueado assim que a entidade receptora informa a entrega, na quantidade e qualidade aprovadas no projeto. A expectativa é que sejam liberados ainda este ano, os recursos das propostas de Sergipe classificadas no ranqueamento”, explicou Sandro Prata. O técnico da Cohidro orientou as associações e cooperativas dos perímetros a montar projetos que atendessem o maior número de critérios possíveis e em seus percentuais máximos.

“Entre os critérios do ranqueamento, estão a participação de mulheres produtoras rurais, de assentados de projetos de reforma agrária e de comunidades tradicionais; o nível de vulnerabilidade do município receptor dos alimentos no Mapa de Insegurança Alimentar e Nutricional; e o valor da proposta de entrega de alimentos. Como os projetos inferiores a R$ 80 mil obtêm 10 pontos no ranking, os nossos projetos tiveram nota máxima”, acrescenta Sandro. Ainda segundo o técnico da Cohidro, são critérios de desempate o Índice de Desenvolvimento Humano Municipal (IDHM), o menor valor per capita dos fornecedores e o envio das propostas de participação no sistema online do PAA.

Na avaliação do presidente da Cohidro, Paulo Sobral, as propostas dos irrigantes têm, ainda, a vantagem estratégica de contar com a irrigação pública, que compensa os períodos de estiagem. “Esses agricultores podem produzir e colher alimentos o ano todo e, assim, conseguem atender o perfeitamente à obrigação de fornecer os alimentos em regime de ‘doação simultânea’ no período. É um projeto exemplar. Comemoramos muito o Governo Federal ter dado continuidade, porque beneficia o pequeno agricultor – que tem a garantia de compra de sua produção a preços justos e tabelados, sem interferência dos preços de mercado. Ao mesmo tempo, ajuda pessoas carentes e instituições beneficentes”, destacou.

Projetos
São de Canindé de São Francisco os dois projetos que lideram o ranqueamento do PAA/2019 em Sergipe. Pela proposta dos 16 agricultores que fazem parte Cooperativa de Fomento Rural e Comercialização do Perímetro Irrigado Califórnia – Coofrucal, o programa pagará R$ 127.988,90 pelo fornecimento de 44.190 kg de alimentos, que irão beneficiar 1.580 pessoas atendidas pelo Centro de Referência de Assistência Social – CRAS do município. Levi Ribeiro, presidente da Cofrucal, afirma que a cooperativa está a postos, aguardando apenas a liberação dos recursos. “Estamos preparados. Já participamos do PNAE (Programa Nacional de Alimentação Escolar) por três anos consecutivos e temos produção suficiente de macaxeira e inhame, por exemplo, que já poderíamos entregar hoje mesmo ao PAA. Os agricultores do projeto estão todos inscritos, com as certidões em dia, só esperando começar”.

Também do Perímetro Irrigado Califórnia, a Associação dos Agricultores de Canindé de São Francisco – ASSAI vai beneficiar 1.580 pessoas com a entrega de alimentos ao Centro de Referência Especializado de Assistência Social – CREAS de Canindé. No perímetro da Ribeira, em Itabaiana, a Associação dos Produtores Rurais da Comunidade Lagoa do Forno vai entregar alimentos para o consumo de 1.900 pessoas assistidas pelo Fundo Municipal de Assistência Social de Pedra Mole. Já no Perímetro Piauí, em Lagarto, o Movimento Associativista do Brejo entregará alimentos ao Centro Comunitário Sociocultural de Barra dos Coqueiros, que assiste a 1.530 pessoas.

PAA – Doação Simultânea
Na modalidade Compra com Doação Simultânea, o Programa de Aquisição de Alimentos promove a articulação entre a produção da agricultura familiar e as demandas locais de suplementação alimentar, além do desenvolvimento da economia local. Os produtos adquiridos dos agricultores familiares são doados às pessoas em insegurança alimentar, por meio da rede socioassistencial ou de equipamentos públicos de segurança alimentar, bem como da rede pública e filantrópica de ensino. O programa permite a aquisição de alimentos in natura ou processados e o fornecimento de produtos orgânicos é privilegiado, sendo possível incluir até 30% a mais do que o valor pago para o alimento convencional. Para participar da modalidade, os agricultores devem estar organizados em associações ou cooperativas, e possuir a Declaração de Aptidão ao Pronaf (DAP).

Amendoim já sai cozido do perímetro irrigado Piauí

Produtores utilizam irrigação pública para plantar mais de uma vez ao ano, além de beneficiar as suas colheitas e as dos vizinhos

 

Patrimônio imaterial, reconhecido pela Lei Estadual 7.682 de 2013, o amendoim cozido é orgulho do estado de Sergipe. Quer saber uma curiosidade? A enorme demanda interna pelo produto é suprida, quase que na totalidade, por produção local. O estado produz, anualmente, uma média de 1,9 mil ton de amendoim, numa área total de 1.100 hectares. Parte considerável dessa produção está nos perímetros irrigados administrados pela Companhia de Desenvolvimento de Recursos Hídricos e Irrigação de Sergipe (Cohidro), que oferecem a vantagem da colheita mais de uma vez por ano. Em Lagarto, tem irrigante do perímetro Piauí que, além de plantar e colher, também cozinha as vagens em água, sal e limão, deixando pronto o petisco preferido por 10 em cada 10 sergipanos e, claro, pelos turistas que aqui aportam.

Em 2018, nos perímetros mantidos pelo Governo do Estado, através da Cohidro, foram colhidas 675 ton de amendoim de plantios irrigados, em 182 ha. Diretor de Irrigação da companhia, João Fonseca explica que o plantio do amendoim tem vantagens que vão além da boa procura nos períodos de férias e das grandes festas, como o São João e o Carnaval, por ter uso na rotatividade das culturas. “É uma cultura pouco exigente. Atua na fixação do nitrogênio ao solo e fornece grande quantidade de restos culturais, ajudando o agricultor a economizar em adubação. Por essas vantagens, em nossos perímetros, ele acaba por suceder outros cultivos mais duradouros ou exigentes durante as entressafras, como a batata-doce e o coentro”, revela.

No perímetro Piauí, os irrigantes colheram 173 ton de amendoim no ano passado, plantados em 50 ha. Um deles é José Nivaldo, que divide seu lote irrigado de 1,6 ha em cerca de cinco lavouras, mas planta mais de uma com amendoim. “Eu costumo plantar em meados do mês de agosto e, até março, estou colhendo ainda. Acredito que dê na faixa de umas 600 ‘terças’ (balde de 12 litros) por hectare”, conta. A primeira parcela do ano ele já começou a colher. “Essa semana eu vou começar o plantio de uma nova lavoura. O preço vai pela época. Agora mesmo está ótimo, de R$ 35,00 a R$ 30,00 a ‘terça’”, detalha. Segundo o produtor, a facilidade no cultivo e os 70 dias entre o plantio e a colheita o motivam a plantar.

“A Cohidro ajuda no fornecimento de água da irrigação e, às vezes, quando preciso de orientação técnica, quando surge um novo problema na plantação, eu procuro um dos técnicos agrícolas da Cohidro e eles me orientam sobre o que fazer. Mas temos aqui o Gildo (Almeida), o gerente do perímetro que é da área, que conhece as necessidades com relação à água e está fazendo um bom trabalho”, opinou José Nivaldo. Durante 55 anos, o irrigante viveu e trabalhou no mesmo lote e, há 32, ganhou um estímulo a mais para produzir, passando a ser atendido pelo perímetro irrigado. Dessa forma, pôde explorar o lote com novas culturas e em períodos do ano em que não há boa incidência de chuvas, a exemplo do plantio do amendoim para colher e cozinhar no verão.

“Todo ano, nesse período agora eu planto amendoim e, mais tarde, eu planto novamente para tirar no Carnaval. Só faço um plantio em cada área, quando chega o inverno eu planto milho”, disse o conhecido Toinho do Amendoim. Em sua primeira área, cerca de 0,4 ha, colhe de 15 a 20 sacos, que vai ele mesmo beneficiar e revender para comerciantes de Lagarto e da Ceasa de Aracaju. “Eu cozinho toda semana. Quem compra quase toda roça do perímetro sou eu. O do perímetro é melhor, porque vem mais limpo. Mas quando vem de fora do estado é cheio de talo, bagaço, um monte de terra. Com o pessoal daqui não é assim, eles ajeitam tudo direitinho. E a Cohidro ajuda com a irrigação, tanto aqui quanto nos outros perímetros”, finalizou.

Programa Águas de Sergipe capacita alunos do ensino médio sobre o uso adequado dos agrotóxicos

Cerca de 1.200 estudantes da rede pública estadual serão capacitados, servindo como multiplicadores do conhecimento nas suas comunidades
Foto: Fernando Augusto

A semana começou com a capacitação para Uso Adequado dos Agrotóxicos, no Colégio Estadual Murilo Braga, em Itabaiana. Voltada para o ensino médio, a atividade teve como público os alunos da zona rural, principalmente os que residem nas áreas abrangidas pelos perímetros irrigados estaduais do Agreste Sergipano. É uma das ações do Programa Águas de Sergipe – PAS, que possibilita que os estudantes levem para casa as noções e cuidados que se deve ter com o uso de agroquímicos nas lavouras. Também foram passadas informações sobre o consumo seguro de alimentos e a alternativa de produtos orgânicos.

A capacitação do PAS já tinha sido aplicada aos técnicos da Companhia de Desenvolvimento de Recursos Hídricos e Irrigação de Sergipe – Cohidro, da Empresa de Desenvolvimento Agropecuário de Sergipe – Emdagro e da secretaria de Estado do Desenvolvimento Urbano e Sustentabilidade – Sedurbs; bem como a agentes de saúde e professores dos 26 municípios que integram a bacia hidrográfica do Rio Sergipe, aos produtores irrigantes dos perímetros da Ribeira e Jacarecica I, em Itabaiana, e do Jacarecica II – situado ente Riachuelo, Malhador e Areia Branca; além dos agricultores das adjacências. Nesses municípios e em Campo do Brito, novas capacitações serão promovidas até a próxima semana, com alunos de todas as escolas estaduais do ensino médio da região.

Integrante da comissão intersetorial do governo estadual que vem acompanhando as capacitações, a técnica da Cohidro, Terezinha Albuquerque, explica que o PAS realiza ações voltadas para a preservação ambiental e o desenvolvimento humano. “A capacitação nas escolas tem como objetivo instruir os alunos sobre o uso dos agrotóxicos, salientando que sua utilização de forma inadequada pode ocasionar riscos à saúde e ao meio ambiente”, disse. O PAS em Sergipe é coordenado pela Sedurbs; com parceria da Cohidro, Emdagro, Deso, secretarias de estado da Educação e Saúde, e é financiado pelo Banco Mundial, com a contrapartida do Governo de Sergipe.

Paula Ismerim, instrutora da empresa responsável pela capacitação, afirma que a meta é atingir 1.200 estudantes da rede pública de ensino e maiores de 16 anos. “É abordada a questão do agrotóxico no dia a dia deles, tanto para quem mora na cidade como para quem mora no campo, e os riscos que todos estão correndo com o seu uso indiscriminado. A gente dá algumas informações sobre como eles podem orientar um parente ou um vizinho e sobre como se deve utilizar de forma correta o agrotóxico. É uma segunda fase. Primeiro a gente fez a capacitação dos agricultores, nos próprios povoados, agora são os estudantes, que consideramos como multiplicadores, formadores de opinião. Como muitos moram nos povoados e ajudam os pais na agricultura, fica sendo uma forma deles passarem a informação”, pontuou.

Leandro Oliveira (16) é aluno do 2º ano do ensino médio no Murilo Braga. Ele, que reside no povoado Rio das Pedras, em Itabaiana, é filho de um dos irrigantes atendidos no perímetro da Ribeira. O adolescente já ajudou na lavoura da família e conta que nunca teve que fazer a aplicação de agrotóxicos, mas já tinha uma noção do que é necessário. “Tem que ter os equipamentos apropriados, nunca ter contato direto com os produtos e nem ingerir”, afirma. Também do 2º ano, Franciele Lima (17) mora na cidade, mas na palestra ficou sabendo que mesmo fora da lavoura, ainda é necessário ter cautela com os agroquímicos. “Aprendi que é para ter cuidado com os alimentos e lavar bem antes de comer, por causa dos agrotóxicos”.

O professor Marcos Santiago coordena um programa de arborização que está sendo implantado no Murilo Braga, com o uso de mudas frutíferas e floríferas. Para ele, a capacitação acaba sendo mais uma contribuição ao projeto. “Como é o aluno que vai plantar as árvores, ele vai ter que saber lidar com o solo, o que inclui qual o adubo que se deve usar e os produtos corretos para que seja um plantio orgânico”. Em casa ou na comunidade acadêmica, ele acredita que o estudante vai se beneficiar com a atividade do PAS. “Essa palestra foi muito importante porque eles vivem isso já na comunidade, onde eles plantam, e vai servir como base para eles refletirem sobre o uso correto dos agrotóxicos. É um trabalho interativo, que foge um pouco da rotina da sala de aula e que chama mais a atenção deles”, avaliou.

 

Última atualização: 6 de maio de 2021 19:06.